Como tirar mancha de roupa dos 5 principais acidentes

Como tirar mancha de roupa dos 5 principais acidentes photo 4 dica

Você percebe que está adulta quando aprende como tirar mancha de roupa, não é? Por isso, convido a conhecer dicas, truques e formas de remover manchas de café, vinho, gordura e mais, bom aprendizado!

1. Café

Uma vez ou outra acontece do café respingar na roupa, principalmente quando estamos com roupas brancas. Pensando em salvar essas peças, veja como tirar mancha de café das roupas de 3 maneiras.

Para limpezas logo em seguida da mancha

Lave o local da mancha com água quente, quase fervendo e imediatamente. Com isso, as substâncias químicas do café não entram nas fibras do tecido e se dissipa rapidamente.

Caso não dê para lavar a roupa no momento, utilize um cubo de gelo. Esfregue até a mancha desaparecer e espere secar.

Para limpeza em manchas secas

Deixe a peça de molho em água morna com 1 colher de bicarbonato de sódio, colher de sopa para manchas extensas ou colher de chá para respingos, por aproximadamente 1 hora. Em seguida, lave com sabão em pó normalmente.

Para manchas de leite com café

O leite contém gordura em sua composição, por isso precisa ser tratado diferente. Nesse caso, é importante aplicar um dos seguintes itens: água oxigenada, vinagre branco ou álcool. Escolha um, passe a solução na mancha e deixe de molho, depois lave à mão.

2. Vinho

Assim como o café, o vinho também ama as roupas claras, principalmente as brancas do réveillon. Já adiantamos que não é interessante lavar com água quente, pois a temperatura acelera a fixação do vinho nas roupas. Sendo assim, veja como proceder!

Utilize papel toalha ou sal

Assim que o acidente acontecer, coloque papel toalha ou guardanapos para secar o excesso do vinho e absorver um pouco da roupa – faça isso sem esfregar. Se possível, coloque uma porção de sal em cima da mancha para absorver ainda mais.

Como tirar mancha de roupa dos 5 principais acidentes photo 3

Deixe de molho com vinagre branco

A receita para eliminar manchas de vinho é 3 colheres de sopa de vinagre branco para 1 de água. Basta aplicar essa solução em cima das manchas e deixar de molho por 1 hora.

Posteriormente, lave com o sabão apropriado para o tecido, enxágue com água corrente e coloque um amaciante bem cheiroso.

Dica extra: o vinho branco ameniza a cor

Durante as festas e confraternizações é natural que aconteça um acidente com os vinhos tinto, mas você não perderá a festa por causa dessa mancha, concorda? Por isso, aplique a mesma quantidade de vinho branco por cima. A mancha não irá sumir, porém facilitará a remoção posteriormente e amenizará a coloração roxa.

3. Gordura

A gordura é uma das manchas mais temidas, pois sempre acontecem em momentos que estamos comendo alimentos deliciosos como lanches de fast food, frituras ou sorvetes, o mais interessante é que os molhos insistem em cair na blusa.

As dicas a seguir vão te ajudar a salvar sua roupa, confira:

Aplique detergente imediatamente

O detergente possui compostos químicos que captam a gordura e não deixam que ela se fixe nas fibras do tecido. Por isso, aplique imediatamente por toda a mancha e deixe agir.

Depois, lave com sabão e, nessa etapa, esfregue o tecido nele mesmo, assim, o atrito fará com que as moléculas mais profundas saiam.

Coloque talco, amido de milho ou giz branco

O talco, amido de milho e o giz branco absorvem as moléculas de gordura, assim como o sal faz com o vinho. Portanto, polvilhe ou passe uma das soluções em cima da mancha com generosidade e deixe agir durante uma noite. Na manhã seguinte, lave a roupa normalmente.

Como tirar mancha de roupa dos 5 principais acidentes photo 2

E se já secou sem aplicar detergente?

Para preparar a receita do removedor de manchas caseiro faça o seguinte: misture 1 xícara de sabão em pó com amônia líquida, até virar uma solução cremosa e espessa.

Acrescente 4 colheres de sopa de álcool, 4 colheres de sopa de vinagre branco e 1 colher de sopa de sal, e pronto!

Aplique o removedor de manchas caseiro sobre a mancha e deixe de molho, em seguida lave normalmente.

Cuidado com o óleo quente!

Uma ressalva, não há como remover as manchas de óleo quente porque ele queima as fibras – não tem como recuperá-las. Sendo assim, procure usar roupas antigas para fritar algum alimento e cuide para que não aconteça acidentes.

Outros removedores de gordura como querosene, gasolina, benzina e éter também podem ser usados nos tecidos com uma escova. Porém, é preciso ter muito cuidado ao aplicar para que não machuque a sua pele ou estraguem roupas coloridas, por exemplo.

4. Tinta de caneta

As canetas estouram nos bolsos das roupas de trabalho, como camisa, calça ou blazer e, geralmente, deixamos de usar a peça por preguiça de limpar, mas é bem simples para tirar a mancha, veja:

Aplique álcool etílico

Pegue um algodão e embeba no álcool, depois aplique sobre a mancha de tinta sem esfregar, simples! O álcool entrará em contato com a tinta e a dissolverá. Depois, lave a roupa normalmente.

Em casos graves, amoníaco e água morna

Manchas antigas, extensas ou em tecidos encorpados (suede, tweed e couro), faça o seguinte: coloque 1 colher de sopa de amoníaco para 2 de água, depois utilize um algodão para aplicar na mancha e limpe com uma flanela seca.

Como tirar mancha de roupa dos 5 principais acidentes photo 1

5. Sangue

As vezes o sangue vaza um pouquinho do absorvente, isso é natural e não tem como comprar roupas íntimas, calças ou vestidos sempre porque é um acidente que pode acontecer todos os meses. Por isso, veja como tirar a mancha sem estresse.

Utilize água com gás

A água com gás apresenta dióxido de carbono que é eficaz na remoção de manchas de sangue, sendo assim coloque a roupa de molho na solução e deixe os compostos agirem. Depois, lave normalmente com sabão e amaciante.

Agua oxigenada

A água oxigenada é uma alternativa excelente para manchas de sangue secas, quando elas já estão com coloração marrom. Por isso, aplique água oxigenada volume 10 pelo local. Ela irá tirar as manchas e clarear o tecido, no caso de roupas brancas.

Polvilhe sal

O sal é ótimo para tirar manchas difíceis das roupas delicadas e lençóis, por exemplo. Isso se deve a sua composição de cloro e sódio, ambos químicos agem nas moléculas de sangue e não deixam que se fixem nas fibras do tecido.

Sendo assim, coloque sal sobre a mancha e deixe por 1 hora. Depois, basta lavar normalmente com água e sabão.

Use aspirina para manchas difíceis

A aspirina tem sódio em sua composição molecular, por isso é eficaz para remoção de sangue das roupas, assim como todos os produtos anteriores.

Sabendo disso, pegue um comprimido, esmague e coloque algumas gotas de água. Em seguida, misture até tornar-se uma massinha. Aplique sobre toda a mancha e deixe agir. Assim que a massa estiver seca, lave a roupa com água fria e sabão.

Conselho fundamental: evite lavar as roupas com manchas de sangue em água quente. A temperatura faz com que o ferro presente no sangue fixe nas fibras do tecido, com o tempo as manchas ficam amareladas.

Como tirar mancha de roupa dos 5 principais acidentes photo 0

Gostou do conteúdo? Continue acompanhando o blog da Almaria. Aqui nós sempre trazemos sugestões de looks, tendências e dicas para o dia a dia.

Leia também:

  • Como ficar maravilhosa
  • Autoestima: um papo para ser mais confiante
Rate article
Add a comment