Xadrez Vichy: como usar a tendência no inverno 2021

Xadrez Vichy: como usar a tend^encia no inverno 2021 image 4 Info

Você conhece a estampa vichy? Com certeza você  já o encontrou por aí em vestidos, croppeds e saias, pois se trata de uma das padronagens mais clássicas da moda, cujo nome foi inspirado em sua cidade natal – Vichy, na França. Essa estampa é um tipo de xadrez quadriculado, que está constantemente indo e voltando dos holofotes de forma glamurosa, atemporal e elegante, comprovando que a moda é cíclica e revolucionária.

Cottage Core: a inspiração do xadrez Vichy

 O conceito deste estilo é a valorização da simplicidade, exaltação da natureza e dos trabalhos manuais. Na moda, essa tendência exalta o uso de roupas leves feitas em tecidos de algodão, linho e tricoline, e suas peças favoritas são os vestidos amplos – uma marca registrada que também conversa com o estilo romântico.

Esta estampa foi desenvolvida na França e ganhou muita notoriedade quando Brigitte Bardot, ícone da moda, usou em seu casamento em 1959. Desde então, ganhou o coração e o visual de muitas mulheres ao redor do mundo.  E como incorporar esta trend em seu estilo? Fique tranquila! Nós selecionamos dicas úteis que auxiliam no momento de combinar as peças.

Acompanhe a leitura e saiba como criar looks arrasadores com a estampa vichy no inverno de 2021!

Como combinar o vichy em peças no dia a dia

O xadrez vichy tem uma relação muito forte com o campo, e de fato imprime a vida camponesa em roupas femininas e toalhas de mesa – não à toa que, ao pensarmos em piquenique, a primeira imagem que nos vem à cabeça é a da clássica toalha quadriculada.

Xadrez Vichy: como usar a tend^encia no inverno 2021 image 3

Isso significa que ele ainda remete à  delicadeza da “moça do campo” em muitas peças contemporâneas, especialmente em vestidos soltinhos de manga bufante. Mas há um detalhe importante que pode mudar completamente o mood da peça: a cor e o modelo. 

De modo geral, praticamente todas as opções de vichy possuem fundo branco e variam emcor complementar e tamanho dos quadrados. Por exemplo: os quadrados médios em cores claras e tons pastel são as opções mais clássicas quando falamos em roupas despojadas e românticas de verão; as estampas pequenas, no tradicional preto e branco e em tecidos mais grossos, são as principais apostas quando o assunto é look urbano e sofisticado, especialmente para épocas frias.

Para ficar mais fácil identificar cada modelo, fizemos um guia para você escolher as combinações que são tendências de inverno 2021 e arrasar em diferentes contextos!

Como usar vichy em looks formais

O ambiente corporativo formal exige um dress code com cortes alfaiataria, por isso, prefira combinar uma peça chave na padronagem de modelagem reta e tecido nobre sobreposta a outra da mesma tonalidade. Nesse caso, o clássico branco e preto é o ideal para a rotina de trabalho! 

Uma ótima ideia é a combinação do blazer xadrez em vichy + calça preta/ vestido/ saia. Fica lindo, quentinho e muito sofisticado, e, claro, look digno de girl boss!

Xadrez Vichy: como usar a tend^encia no inverno 2021 image 2

Vichy em looks “meio-termo”: meio social e meio despojado

Se sua empresa não possui exigências rigorosas quanto à vestimenta de seus colaboradores, aproveite para ser criativa! Use um vestido com xadrez vichy de alças sobreposto à camisa branca lisa. Essa opção fica lindíssima no inverno e em meia estação. E falando em inverno, separamos por aqui 12 looks da moda outono/inverno, você vai adorar!

Outra combinação incrível é a blusa de lastex em manga bufante + calça branca ou preta. Esse look pode ser usado em qualquer estação e é puro charme. Só de imaginar nós já ficamos encantadas!

Vichy para balada pode? Claro!

Para curtir a noite com os amigos – quando a pandemia acabar, viu? – prefira um look despojado, que pode ser  uma saia xadrez curta e blusa básica ou um vestido que evidencie as curvas do seu corpo. Você também pode optar por um macacão com decote quadrado e alças largas. Além disso, aqui você é livre para escolher as cores.  Incrível, não é?

O mesmo vestido que você usou na opção menos formal pode ser usado aqui com outras composições. Em vez da camisa, opte por acessórios imponentes ou até mesmo uma jaqueta despojada. Você escolhe a combinação que for mais sua cara!

Tecidos usados na confecção

Originalmente esse tecido não possuía avesso,  ambos lados do tecido possuíam a mesma coloração devido à forma que era feito o processo de tecelagem. Antigamente, as linhas usadas na trama eram tingidas previamente. No entanto, atualmente, esse tecido conta com avesso e estamparias. É possível encontrar em crepe leves, como musseline e palha de seda, entretanto,  recomendamos que os utilizem em lenços, afinal, são muito delicados e seu caimento é propício para os detalhes. Já para as peças de vestimenta, a viscose, o linho e a tricoline são os melhores tecidos para usar. 

Xadrez Vichy: como usar a tend^encia no inverno 2021 image 1

Algodão: versatilidade no dia a dia 

O algodão é uma fibra nativa dos climas tropicais, sendo um dos tecidos com maior versatilidade, pois ele realiza o equilíbrio térmico perfeitamente. Calma, vamos explicar! Durante o inverno ele previne que o corpo perca calor para o ambiente e no verão permite que a pele respire livremente, deixando assim, o corpo fresco.  Viu como é possível usar peças de algodão o ano inteiro? 

Esta fibra você encontra em uma infinidade de tecidos, como: sarja, laise, cambraia, linho misto, malhas, jacquard, tricoline e muitos outros. 

Tricoline: leve e confortável

Como a tricoline é feita a partir do algodão, seu frescor é inigualável, tanto que é um dos tecidos que permite a pele respirar livremente. Ela é ideal para camisas de botões, além do seu caimento ser perfeito para blusas de mangas bufantes e vestidos godê com recortes e franzidos. Use a tricoline e sinta seu corpo confortável. A gente ama!

Linho: o tecido do requinte

O linho é um dos tecidos de maior valor agregado desde o antigo Egito. Naquela época, apenas as pessoas com alto poderio, em especial os faraós, usavam túnicas de linho. Desde então, o tecido é conhecido como nobre, sendo assim, apenas pessoas com bom gosto e estilo refinado o usam. Pense bem, as peças feitas em linho proporcionam caimento luxuoso no corpo e sua modelagem valoriza o corte. 

Enfim, prefira estes tecidos para usar em vestidos, casacos, camisas, shorts, saia e outras peças com xadrez vichy, afinal, todos harmonizam com o estilo elegante, leve e delicado, além de proporcionar muito conforto por sua textura macia.

Xadrez Vichy: como usar a tend^encia no inverno 2021 image 0

Gostou do conteúdo? Continue acompanhando o blog da Almaria e saiba tudo sobre a moda plus size, afinal, aqui você encontra dicas de looks incríveis! Confira também o conteúdo completo sobre qual modelo de vestido usar em diferentes ocasiões!  

Rate article
Add a comment