Tipo de rosto: quais os formatos e como descobrir o seu

Tipo de rosto: quais os formatos e como descobrir o seu photo 4 beleza

Sabia que, para cada mulher, existem formas de escolher a maquiagem, o corte de cabelo e até os óculos que valorizam perfeitamente os seus traços?

Pois é, conhecer e aprender quais as melhores maneiras de ressaltar os diferentes tipos de rosto existentes são fatores capazes de transformar a nossa rotina de embelezamento e autocuidado para melhor, além de ser importantíssimo para o nosso contínuo e essencial processo de aceitação do corpo.

Antes de marcar a sua próxima ida ao salão de beleza ou produzir a sua próxima make bapho, confira este guia do Blog da Almaria Plus Size e veja quais são os principais tipos de rosto e como valorizá-los – ao final, você ainda vai encontrar um tutorial para descobrir qual é o seu em casa mesmo!

1. Rosto Redondo

Esse tipo de rosto tem dimensões homogêneas: as linhas do comprimento e da largura da face são as mesmas, com ângulos bem arredondados, pouco definidos e sem linhas retas. Outros fatores característicos são que a testa costuma ser pequena e a distância entre o queixo e a ponta do nariz é menor que todo o comprimento do nariz, e é aí que separamos esse rosto do oval.

Tipo de rosto: quais os formatos e como descobrir o seu photo 3

Abaixo, separamos algumas recomendações, no entanto, acreditamos que se você se sente bem com determinada peça ou acessório é isso que conta. Afinal, a beleza vem do quanto você se sente bem e confortável consigo mesma!

  • Óculos: Ao escolher o óculos de sol ou de grau, procure por modelos sem linhas arredondadas se não quiser ressaltar o formato do seu rosto. Para torná-lo harmônico, opte por armações retangulares, quadradas ou outras com linhas retas;
  • Corte de cabelo: Os cortes de cabelo de comprimento médio a comprido (que cobrem parcialmente as maçãs do rosto) na diagonal são os ideais, ainda mais se tiver franja – os cortes muito retos acabam colocando o arredondamento da face em evidência;
  • Maquiagem: escurecer as laterais das maçãs com um bronzer ou contorno é a melhor forma de criar dimensões mais anguladas no rosto redondo! Ah, e dá para aplicar o iluminador abaixo dos olhos, no nariz e no centro do queixo para ressaltar esse fator também.

Sabia que, por mais que seja uma crença popular, o rosto do tipo redondo não tem nada a ver com o peso da pessoa? Esse é um fator inteiramente genético, então vamos tentar ao máximo aceitar os nossos traços do jeitinho que são e nos sentir bonitas em nossas características naturais!

2. Rosto Quadrado

O rosto quadrado, como o nome indica, tem linhas de comprimento e largura em dimensões parecidas e em ângulos bem retos. A testa, a lateral do rosto, o queixo e a mandíbula também seguem esse padrão, traços que fazem com que a face do tipo quadrada seja bem angulosa, proeminente e característica – se você conseguir traçar uma linha horizontal na parte de baixo do seu rosto, há grandes chances dele ser assim!

  • Óculos: Aqui, os modelos de óculos que mais equilibram o rosto e suavizam as linhas retas são os em formato gatinho ou aviador;
  • Corte de cabelo: O segredo é optar por cortes de cabelo assimétricos e com bastante volume, já que isso cria formas menos retas na composição geral do visual. O comprimento não afeta tanto e pode ser tanto longo quanto médio ou curto;
  • Maquiagem: Para valorizar o seu rosto, o destaque deve ficar no eixo central: ressalte (com um corretivo mais claro e/ou um iluminador) o meio da testa, a ponta do nariz e o centro do queixo. Se quiser criar ainda mais dimensões suaves, escureça com sombras leves o topo da testa e as laterais do maxilar.

3. Rosto Oval

A título de curiosidade, sabia que esse era o tipo considerado o “ideal” nos parâmetros da época do Renascimento? O rosto oval é delicado, não tem ângulos em destaque e conta com uma linha de comprimento maior que a linha da largura, o que gera um formato mais alongado em comparação com os prévios.

Tipo de rosto: quais os formatos e como descobrir o seu photo 2
  • Óculos: Para não ofuscar os traços suaves do rosto, tome cuidado com o tamanho do óculos, que não deve ser muito grande e nem muito pequeno. O formato não interfere muito: tanto os modelos retos quanto os arredondados ficam bons;
  • Corte de cabelo: Os cortes podem ser compridos ou curtos, assimétricos ou retos. Se você quer um corte que provoque a ilusão de um comprimento menor no rosto, a melhor saída é a franja.
  • Maquiagem: Ao escurecer com um contorno as entradas da maçã (o espaço fundo que aparece ao fazer uma “boca de peixinho”) e iluminar o nariz e a testa, os traços do rosto oval são bem complementados.

Veja também: Como ser uma modelo Plus Size

4. Rosto Coração

Esse tipo de rosto é marcado por uma linha de comprimento que é maior que a linha da largura e um queixo que é pontiagudo, criando um formato ligeiramente parecido com o de um coração. Além disso, a região da testa e as maçãs têm largas e semelhantes dimensões e as linhas das mandíbulas vão afinando num ângulo reto até o queixo. Basicamente, imagine um triângulo invertido.

  • Óculos: Ao buscar por óculos de sol ou de grau, procure por modelos com a armação redonda/com as laterais arredondadas (tipo o aviador) – esses são os melhores para complementar o rosto coração;
  • Corte de cabelo: Os cortes de comprimento médio e com bastante volume são os mais seguros! E para quem se incomoda e quer reduzir a proeminência da testa as franjas ajudam bastante;
  • Maquiagem: Capriche no rímel e na sombra! A maquiagem ideal para o rosto coração é aquela que ressalta os seus pontos em destaque, então olhos poderosos, um nariz bem iluminado e uma boca bem contornada vai ficar perfeito!

5. Rosto Diamante

Similar ao rosto coração, o rosto diamante tem uma linha de comprimento maior que a largura, um queixo bem destacado e pontiagudo e linhas da mandíbula retas que vão afinando até o queixo – a diferença é que as suas partes mais larga são as maçãs (a parte mais alta da bochecha), além de que a linha do cabelo e a testa são estreitas ao invés de amplas.

  • Óculos: Os óculos de armação redonda são os melhores: pode ser um inteiro circular ou um apenas com a parte de baixo mais ovalada, o que importa é apostar em linhas suaves e delicadas que não ressaltam demais os ângulos retos do rosto;
  • Corte de cabelo: O repicado ganha! Esse corte de cabelo dá um volume que disfarça as saliências do rosto, sendo que a franja também pode ser uma grande aliada a esse propósito;
  • Maquiagem: A nossa recomendação é evitar os contornos na região da testa e da linha do cabelo, que já são bem discretas – ao invés disso, aposte num blush no centro das bochechas puxando para as maçãs e um batom poderoso.

6. Rosto Oblongo/Retangular

No rosto retangular, a linha de comprimento é bem maior que a linha de largura, o que faz com o que o rosto se assemelhe a um retângulo na vertical. As suas linhas laterais e da mandíbula são bem retas e definidas, mas a mandíbula tem uma suave curvatura que torna a face menos quadrada e angulosa.

Tipo de rosto: quais os formatos e como descobrir o seu photo 1

O aspecto retangular vem também da testa, que costuma ter a mesma medida da parte de baixo do rosto.

  • Óculos: Como você pode imagina, o melhor tipo de óculos para valorizar o rosto retangular é aquele com a armação mais arredondada como o aviador ou de gatinho;
  • Corte de cabelo: O corte ideal segue as mesmas indicações das do rosto quadrado: um cabelo assimétrico, com movimento e com uma franja (para quem curte) são os ideais – se quiser dicas mais específicas para esse e para os outros tipos de rosto, temos um post com vários penteados incríveis para cada um, confira aqui!
  • Maquiagem: Ilumine o centro da testa, a ponte do nariz, o centro do queixo e concentre o blush no centro das bochechas e o seu rosto retangular ficará super harmônico!

Como saber qual é o tipo de rosto?

Conhecer quais são e as características de cada tipo de rosto é um bom começo, mas nem sempre conseguimos identificar os traços mencionados em nós mesmas. Para isso, temos um truque perfeito: prenda o cabelo, fique de frente para um espelho amplo e, com uma caneta ou lápis de maquiagem, desenhe o contorno do seu rosto que aparece na superfície.

Cuidado para inclinar o corpo para frente e não desenhar as orelhas. Ao verificar o desenho, o formato do seu rosto fica bem evidente e você pode facilmente identificar qual o seu tipo de rosto – depois, basta usar as dicas listadas para se vestir e se maquiar de formas que ajudam a conquistar a sua autoestima!

Se gostou deste post e quer receber mais insights valiosos de cabelo, maquiagem e look, confira o post!

Tipo de rosto: quais os formatos e como descobrir o seu photo 0
Rate article
Add a comment