O sutiã já foi tema de polêmica durante um bom tempo. Felizmente, hoje em dia há um debate mais aberto sobre o uso da peça, e as mulheres podem ter mais autonomia ao decidir se desejam ou não usá-lo.
Se você pertence ao grupo de quem não abre mão dessa peça íntima, a Almaria preparou este post especialmente para te ajudar a conhecer mais sobre o universo do acessório e inovar na escolha da lingerie plus size.
A crença popular é que todos os sutiãs são desconfortáveis e sempre vão deixar marcas de pressão no corpo, só que isso só acontece se o modelo tiver sido escolhido de forma incorreta.
Para evitar isso e aprender como comprar peças íntimas que vestem de maneira verdadeiramente confortável, conheça abaixo os diferentes tipos de sutiã, para quem eles são recomendados e como escolher o modelo perfeito para você!
Principais tipos de sutiã
Listamos os principais tipos de sutiã para você escolher o seu:
1. Sutiã sem alças
Anteriormente conhecido como “tomara que caia”, o sutiã sem alças costuma ter taças espumadas ou de bojo, aros e laterais bem reforçadas para conseguir apoiar os seios sem as alças tradicionais.
Normalmente, o modelo é recomendado para mulheres com seios de volume pequeno ou médio, pois não oferece muita sustentação para aliviar o peso. Por aqui sabemos que, se escolhido corretamente (veja as dicas no final do post), ele pode ser usado por todas que querem aproveitá-lo para acertar nos looks com roupas decotadas ou sem alças.
2. Sutiã de alta sustentação
Uma curiosidade: a palavra “sutiã” vem do francês “soutien”, que significa literalmente “aquilo que sustenta”. Ou seja, todo sutiã já naturalmente tem a finalidade de segurar e proteger os seios, mas os modelos de alta sustentação prometem elevar esse conceito.
Por meio de alças mais largas, a presença (ou não) de bojo e uma cobertura maior, esse tipo de peça foi feito para proporcionar mais conforto, bem-estar e segurança para mulheres com seios mais volumosos.
3. Sutiã push up
Existem algumas ocasiões pontuais em que gostaríamos de ressaltar a região do colo, como ao usar um vestido decotado bem sexy. São nesses casos que o sutiã push up pode ajudar – o seu suporte de aro tende a aproximar os seios, enquanto o seu bojo interno ajuda a elevá-los.
No entanto, apesar de ser uma função interessante em determinados looks, lembre-se de que você não precisa buscar sempre usar sutiãs que criam uma aparência que foge do natural para seguir padrão irrealista das revistas – foque no seu conforto e bem estar acima de tudo!
4. Sutiã adesivo
Esse tipo de sutiã não possui alças e nem fecho nas costas – como o nome sugere, ele acomoda os seios por meio de uma superfície adesiva.
São feitos de um material de silicone maleável e descartável, então, não são muito duradouros e costumam ser usados somente uma vez em looks singulares que têm aberturas nas costas e no colo (como os bodies, por exemplo).
Afinal, eles ficam quase invisíveis – só não se esqueça de conferir se a cor do sutiã é da mesma tonalidade da sua pele antes de comprar!
5. Sutiã nadador
Com ou sem bojo, esse modelo com fechamento frontal é um clássico! As suas alças são cruzadas nas costas num formato de “X” ou “Y”, de forma que os ombros ficam bem mais livres e os seios bem sustentados – fatores que mulheres com muito volume no colo apreciam bastante.
Além disso, quem ama praticar esportes também se beneficia muito do sutiã nadador e da maior movimentação que ele permite.
6. Sutiã meia taça
Outro tipo de sutiã que acomoda o colo de maneira natural! O modelo meia taça geralmente tem aros, é sem bojo, cobre 3/4 dos seios e não busca aumentar o seu volume, fazendo com que a região fique harmoniosamente valorizada sem criar uma aparência super ’empinada’ que é incoerente com os corpos naturais das mulheres.
7. Sutiã balconet
8. Sutiã multifuncional
Dicas para escolher o seu sutiã
Para saber se o sutiã foi escolhido incorretamente, note se a sua circunferência aperta demais as costas, se as suas taças dividem os seios e causam desconforto ou se as suas laterais ficam subindo sem parar. Se você tem um modelo com alguma dessas características, veja abaixo os segredos para comprar sutiãs adequados e confortáveis:
Tamanho
Objetivo
Como você viu, cada tipo de sutiã tem determinadas funcionalidades que podem ser usadas por todas. Para exemplificar: se você tem seios volumosos e sofre de problemas nas costas e nos ombros causados pelo peso, os sutiãs de alta sustentação sem bojo vão te ajudar a minimizar o problema. Logo, entender qual é o objetivo que você precisa da peça íntima é essencial para escolher o modelo.