Chegou a hora de colocar a criatividade em prática e ousar vestindo cores vibrantes. A tendência color block – ou color blocking – voltou com tudo em 2020 e segue firme e forte em 2021. Os tons alegres e marcantes são ótimos para os dias de verão.
E todo mundo pode brincar com as cores da moda color block. Dá para montar looks divertidos, despojados e super informais, mas também outros mais elegantes, formais e sóbrios.
Como isso é possível? A gente vai te explicar tudo sobre a tendência color block nas linhas a seguir e te dar exemplos ótimos aqui da Almaria Plus para você se jogar nas cores vibrantes de uma vez por todas.
Descubra o que é color block
O color block, ou color blocking, significa usar cores em blocos. É a combinação de tons vibrantes e bem marcados. Geralmente, são opostos no círculo cromático, ou seja, são complementares. Por isso, não causam estranheza aos olhos.
Mas a criatividade não tem limites, não é mesmo? É por isso que, com o passar do tempo, a gente começou a misturar outras cores vibrantes também, o que dá super certo!
Nesse caso, o que facilita é usar tons análogos, que são vizinhas no círculo de cores. Isso também faz a combinação parecer mais harmoniosa e agradável. É uma ótima dica para começar a usar a tendência color block!
Color block se inspira na arte
A moda color block começou a aparecer na década de 1960, voltou nos anos 1980 e segue nesse vai e vem. Na coleção primavera/verão de 2020, ganhou força nas passarelas. Rapidinho, já estava nos feeds de blogueiras e famosas e, claro, também nas lojas e nas ruas.
E como arte e moda vivem se misturando, com o color block não poderia ser diferente. Muitos estilistas já se inspiraram na obra “Composição em vermelho, amarelo e azul” (1921), do artista holandês Piet Mondrian, para criar looks color block.
A peça consiste na combinação harmônica de formas geométricas com as cores do seu nome. E para equilibrar, o artista usou também o branco – fica a dica!
Como escolher as cores para montar um look color block
Uma das maneiras de começar a usar color block é escolher os tons com consciência para garantir que a combinação funcione. Para isso, o ideal é conhecer o círculo cromático. Um primeiro exercício é pegar cores que são opostas, ver de quais combinações você mais gosta e quais peças já tem no armário para montar seus primeiros looks color block.
Mas, como citamos, também dá para brincar com tons que são vizinhos – ou análogos – e ter uma produção com cores vibrantes. Com esse leque maior de opções, fica mais fácil aderir à moda color block usando as peças que você já tem. Esse é o caso do vermelho e do laranja e do rosa e do magenta, por exemplo.
Confira a seguir nossas sugestões para você combinar e aderir ao estilo color block:
Cores opostas para um look color block certeiro:
- Azul e vermelho são muito versáteis: se forem tons mais fechados, fica um look color block sóbrio. E misturando com branco, dá uma produção navy bem legal!
- Azul e laranja formam um look alegre, que combina com o verão.
- Turquesa e rosa também podem criar uma produção menos chamativa, com uma calça em tom mais escuro e uma camisa rosa, por exemplo.
- Amarelo e roxo fazem um contraste interessante, que fica ótimo para quem tem tons de pele mais escuros. Para dias mais quentes, um short amarelo e uma blusa rosa ficam ótimos!
- Verde e roxo são aquelas combinações que não tem erro. Vale até usar um tom mais forte com o outro clarinho, tipo candy color.
- Verde e magenta podem parecer bem ousados. Se você escolher tons mais fechados, facilita na hora de combinar. Ou então, aposte em uma cor na roupa e outra nos acessórios.
Cores vizinhas/análogas que entram na moda color block:
- Magenta e rosa é daquelas combinações para quem quer um color block mais discreto, mas cheio de estilo. São tons bem femininos, mas que em contraste trazem bastante força.
- Vermelho e rosa estão super em alta! E o legal é que dá para brincar com diferentes tons de ambas cores, principalmente do rosa. Então, fica a dica: garanta uma regata rosa que é coringa!
- Vermelho e laranja é uma casadinha cítrica e, em tons próximos, pode formar um look bem harmonioso e fluido.
- Amarelo e verde não é só para usar em jogos do Brasil. As cores formam uma combinação alegre e cheia de energia. Em tons pastel, também fica ótima!
- Azul e verde é a opção para quem gosta de tons frios ou essas cores fazem parte da sua paleta de cores pessoais. Uma aposta interessante e versátil é combinar uma camisa azul e uma calça verde.
10 ideias para aderir ao estilo color block
- Escolha peças minimalistas, sem muitos detalhes ou estampas. Assim, você equilibra o visual e deixa o protagonismo para as cores vibrantes. Mas, claro, isso não quer dizer que você não pode usar estampas. Elas estão mais do que liberadas!
- Insira uma peça branca ou bege no look color block para amenizar a força das cores, caso esteja começando nessa tendência ou ainda não estiver familiarizada com o estilo ainda.
- Deixe um look mais alegre e divertido com uma peça neon. Se não quiser usar duas peças assim, dá para combinar com um tom complementar mais clarinho. Como uma t-shirt verde e uma parte de baixo azul chamativa, por exemplo.
- Um look monocromático com um detalhe em tom oposto também fica ótimo para entrar na moda color block. Pode ser um sapato, bolsa ou colar statement, por exemplo.
- Aposte em acessórios de cores vibrantes para fazer o color block com sua calça/saia/short ou camisa.
- Para um visual mais delicado, escolha tons pastel, que também estão super em alta!
- Misture tons claros e tons escuros, como verde menta e roxo, rosa claro e vermelho… E por aí vai!
- Já para quem quer sobriedade, tons terrosos e mais fechados que sejam complementares são uma boa opção, principalmente para uma produção workwear mais discreta.
- E que tal combinar 3 cores vibrantes? Essa é para quem já é craque na tendência color block, ou para quem quer ousar de vez. Rosa, laranja e verde; amarelo, azul e laranja; rosa, roxo e azul são só algumas das sugestões.
- Peças que já têm color blocking, como vestidos, macacões e blusas são uma forma fácil de usar a tendência sem muito esforço.