Color block: entenda o que é e saiba como montar looks com essa tendência

Color block: entenda o que 'e e saiba como montar looks com essa tend^encia photo 4 Info

Chegou a hora de colocar a criatividade em prática e ousar vestindo cores vibrantes. A tendência color block – ou color blocking – voltou com tudo em 2020 e segue firme e forte em 2021. Os tons alegres e marcantes são ótimos para os dias de verão.

E todo mundo pode brincar com as cores da moda color block. Dá para montar looks divertidos, despojados e super informais, mas também outros mais elegantes, formais e sóbrios.

Como isso é possível? A gente vai te explicar tudo sobre a tendência color block nas linhas a seguir e te dar exemplos ótimos aqui da Almaria Plus para você se jogar nas cores vibrantes de uma vez por todas.

Descubra o que é color block

O color block, ou color blocking, significa usar cores em blocos. É a combinação de tons vibrantes e bem marcados. Geralmente, são opostos no círculo cromático, ou seja, são complementares. Por isso, não causam estranheza aos olhos.

Mas a criatividade não tem limites, não é mesmo? É por isso que, com o passar do tempo, a gente começou a misturar outras cores vibrantes também, o que dá super certo!

Nesse caso, o que facilita é usar tons análogos, que são vizinhas no círculo de cores. Isso também faz a combinação parecer mais harmoniosa e agradável. É uma ótima dica para começar a usar a tendência color block!

Color block se inspira na arte

A moda color block começou a aparecer na década de 1960, voltou nos anos 1980 e segue nesse vai e vem. Na coleção primavera/verão de 2020, ganhou força nas passarelas. Rapidinho, já estava nos feeds de blogueiras e famosas e, claro, também nas lojas e nas ruas.

E como arte e moda vivem se misturando, com o color block não poderia ser diferente. Muitos estilistas já se inspiraram na obra “Composição em vermelho, amarelo e azul” (1921), do artista holandês Piet Mondrian, para criar looks color block. 

A peça consiste na combinação harmônica de formas geométricas com as cores do seu nome. E para equilibrar, o artista usou também o branco – fica a dica!

Como escolher as cores para montar um look color block 

Uma das maneiras de começar a usar color block é escolher os tons com consciência para garantir que a combinação funcione. Para isso, o ideal é conhecer o círculo cromático. Um primeiro exercício é pegar cores que são opostas, ver de quais combinações você mais gosta e quais peças já tem no armário para montar seus primeiros looks color block.

Mas, como citamos, também dá para brincar com tons que são vizinhos – ou análogos – e ter uma produção com cores vibrantes. Com esse leque maior de opções, fica mais fácil aderir à moda color block usando as peças que você já tem. Esse é o caso do vermelho e do laranja e do rosa e do magenta, por exemplo.

Confira a seguir nossas sugestões para você combinar e aderir ao estilo color block:

Cores opostas para um look color block certeiro:

  • Azul e vermelho são muito versáteis: se forem tons mais fechados, fica um look color block sóbrio. E misturando com branco, dá uma produção navy bem legal!
  • Azul e laranja formam um look alegre, que combina com o verão.
  • Turquesa e rosa também podem criar uma produção menos chamativa, com uma calça em tom mais escuro e uma camisa rosa, por exemplo.
  • Amarelo e roxo fazem um contraste interessante, que fica ótimo para quem tem tons de pele mais escuros. Para dias mais quentes, um short amarelo e uma blusa rosa ficam ótimos!
  • Verde e roxo são aquelas combinações que não tem erro. Vale até usar um tom mais forte com o outro clarinho, tipo candy color.
  • Verde e magenta podem parecer bem ousados. Se você escolher tons mais fechados, facilita na hora de combinar. Ou então, aposte em uma cor na roupa e outra nos acessórios.

Cores vizinhas/análogas que entram na moda color block:

  • Magenta e rosa é daquelas combinações para quem quer um color block mais discreto, mas cheio de estilo. São tons bem femininos, mas que em contraste trazem bastante força.
  • Vermelho e rosa estão super em alta! E o legal é que dá para brincar com diferentes tons de ambas cores, principalmente do rosa. Então, fica a dica: garanta uma regata rosa que é coringa!
  • Vermelho e laranja é uma casadinha cítrica e, em tons próximos, pode formar um look bem harmonioso e fluido.
  • Amarelo e verde não é só para usar em jogos do Brasil. As cores formam uma combinação alegre e cheia de energia. Em tons pastel, também fica ótima!
  • Azul e verde é a opção para quem gosta de tons frios ou essas cores fazem parte da sua paleta de cores pessoais. Uma aposta interessante e versátil é combinar uma camisa azul e uma calça verde.

10 ideias para aderir ao estilo color block

  1. Escolha peças minimalistas, sem muitos detalhes ou estampas. Assim, você equilibra o visual e deixa o protagonismo para as cores vibrantes. Mas, claro, isso não quer dizer que você não pode usar estampas. Elas estão mais do que liberadas!
  2. Insira uma peça branca ou bege no look color block para amenizar a força das cores, caso esteja começando nessa tendência ou ainda não estiver familiarizada com o estilo ainda.
  3. Deixe um look mais alegre e divertido com uma peça neon. Se não quiser usar duas peças assim, dá para combinar com um tom complementar mais clarinho. Como uma t-shirt verde e uma parte de baixo azul chamativa, por exemplo.
  4. Um look monocromático com um detalhe em tom oposto também fica ótimo para entrar na moda color block. Pode ser um sapato, bolsa ou colar statement, por exemplo.
  5. Aposte em acessórios de cores vibrantes para fazer o color block com sua calça/saia/short ou camisa.
  6. Para um visual mais delicado, escolha tons pastel, que também estão super em alta!
  7. Misture tons claros e tons escuros, como verde menta e roxo, rosa claro e vermelho… E por aí vai!
  8. Já para quem quer sobriedade, tons terrosos e mais fechados que sejam complementares são uma boa opção, principalmente para uma produção workwear mais discreta. 
  9. E que tal combinar 3 cores vibrantes? Essa é para quem já é craque na tendência color block, ou para quem quer ousar de vez. Rosa, laranja e verde; amarelo, azul e laranja; rosa, roxo e azul são só algumas das sugestões.
  10. Peças que já têm color blocking, como vestidos, macacões e blusas são uma forma fácil de usar a tendência sem muito esforço.
Rate article
Add a comment