7 estilos universais: o guia descomplicado para encontrar o seu

7 estilos universais: o guia descomplicado para encontrar o seu image 4 dica

Você conhece a teoria dos sete estilos universais? Em seu livroStyle Source, Alyce Parsons e Mimi Dorsey criaram uma forma de classificar o jeito que todos e todas se vestem. Parece loucura, né? Mas as duas consultoras de imagem conseguiram fazer o impossível e resumir, em apenas 7, o estilo de qualquer pessoa. 

A teoria diz que há 3 estilos principais: o esportivo, o tradicional e o elegante, e 4 acentos, que são o romântico, sensual, criativo e dramático. Geralmente, um indivíduo se encaixa em 3 ou 2 dessas opções, que devem ser escolhidas com base na sua personalidade, comportamento e preferências.

Mas lembre-se que cada pessoa possui mais características de um estilo ou outro, e é normal transitar entre eles. Para te ajudar a descobrir qual é o seu estilo predominante e os acentos, nós, da Almaria, preparamos este post especial – aqui, conheça a definição, em detalhes de cada um dos 7. Vem com a gente descobrir! 

1. Clássico

O primeiro estilo é o clássico, que é definido pelas autoras como um estilo formal que tem um certo teor de elegância masculina.  As características de uma pessoa assim envolvem a confiança, lealdade, responsabilidade e organização – e aí, se parece com você? 

Se sim, saiba que clássico abriga peças de modelagem tradicional, repletas de linhas retas e sem babados, franzidos, recortes e detalhes extras em geral. Mas mulheres clássicas gostam de roupas atemporais e não ligam muito para as tendências que vão e vem do mundo fashion, então recorrem a looks em cores sóbrias e estampas tradicionais como o xadrez, o poá e as listras. Além disso, são apreciadoras de tecidos alfaiataria como o Crepe Dior e o linho. 

As peças mais usadas são as saias lápis, vestido tubinho mídi (na altura do joelho), blazers, calça retas,  camisas formais e sapatos fechados tipo o scarpin. Os detalhes também são discretos – os aviamentos, os cintos e os acessórios têm que estar sempre em harmonia com o restante da composição, seguindo os padrões de atemporalidade, formalidade e alta qualidade. 

7 estilos universais: o guia descomplicado para encontrar o seu image 3

2. Elegante

O estilo elegante é uma releitura do clássico, só que mais suave e moderno. As palavras que podem definir uma pessoa com esse estilo são inteligência, refinamento, dignidade, imponente, meticuloso, sereno e equilíbrio. Este é o estilo preferido das advogadas, mulheres de negócio e diretoras empresarias, afinal, mostra toda a sua personalidade de forma respeitosa e sofisticada.

As suas modelagens são como as do estilo clássico, porém com detalhes que tornam as peças mais contemporâneas. Aqui, os tecidos em alfaiataria ainda são usados, mas com alguns detalhes extras: as camisas de manga longa com punhos levemente franzidos, os casacos e blazers com botões maiores de brasão e as saias envelope são ótimos exemplos.  

Calma que vamos te dar algumas ideias para arrasar com esse estilo! Que tal utilizar estampas clássicas diferentes no mesmo look, como uma blusa de poá com uma calça de listras, por exemplo? Ou então aposte numa composição toda monocromática, com pequenos pontos de tonalidades intensas nos acessórios.

Com os tecidos nobres que o estilo elegante exige, essas ideias vão ficar maravilhosas! Use-as no trabalho ou num evento social super importante e mostre todo o seu poder e personalidade!

3. Esportivo

O estilo esportivo/natural é tudo sobre praticidade no dia a dia: não pense somente em leggings e regatas de academia, e sim em camisetas, saias e blusas de tecidos levinhos e estampas alegres. Por ser o mais versátil de todos os estilos, a maioria das pessoas amam e usam, nem que seja só para relaxar em casa. 

Quem tem esse estilo como predominante é acessível, casual, natural, direto, empolgado, amigável e jovem! Logo, o fundamental é usar peças que focam na confortabilidade. Mas não pense que o estilo fica de lado – ele pode ser garantido com sandálias Anabela, mules e peças em jeans, por exemplo. 

7 estilos universais: o guia descomplicado para encontrar o seu image 2

Se você quiser sofisticar um pouco mais o visual, que tal acrescentar um cinto ou um relógio de pulso ao look? Lembre-se que este estilo é minimalista, mas nem por isso deixa de ser válido!

O clássico, o elegante e o esportivo são os 3 principais – conte para nós com qual se identificou mais! Os outros 4 são combinados com um dos anteriores e te ajudam a passar num funil as características e peças de roupa que mais gostou até agora! Veja só quais são os estilos acento:

4. Romântico

O estilo romântico é para mulheres que inspiram delicadeza, graciosidade e doçura – por isso, são utilizadas cores da paleta “candy colors”, que fazem alusão a um universo sonhador. Roupas com estampas com elementos florais da cerejeira, lírio, margarida, tulipa, orquídea e da rosa branca também são muito apreciadas no estilo romântico. 

E como queremos sempre evidenciar a graciosidade, a peça principal que representa o estilo é o vestido. No entanto, não é qualquer modelo, são os vestidos leves a la cottage core. Tecidos que você pode procurar para alcanças essa estética são o evasê, godê simples ou duplo, a renda e o laise – além de apostar em detalhes como babados, franzidos e laços.

Nos pés, o salto é muito bem vindo no universo romântico: seja por meio de um scarpin ou de sandálias delicadas, que harmonizam a composição. Além do mais, os acessórios também devem seguir o mesmo padrão de romantismo – colares fininhos de ouro e brincos de pérolas são as opções perfeitas! 

5. Sexy

Marcante e sensual, o estilo sexy está presente em mulheres que amam valorizar as suas curvas e brincar com peças mais reveladoras. Vestidos que evidenciam a cintura e o quadril são bons exemplos, assim como as roupas com decotes em V que valorizam o colo e os seios. 

7 estilos universais: o guia descomplicado para encontrar o seu image 1

Como via de regra, use as aberturas de forma estratégica para realçar o seu corpo! E o poder também está nas cores – é possível criar produções ultra sensuais no all black ou no vermelho ou roxo, por exemplo.  Não podemos deixar de comentar as estampas em animal print, são ótimas opções para o estilo. 

Em relação aos tecidos, recomendamos usar o crepe com elastano, para que o caimento seja aconchegante no corpo e consiga marcá-lo perfeitamente.Quer mostrar seu lado sexy? Use um vestido preto de couro mídi com um decotão e combine-o com um salto alto poderoso! A transparência também é um componente maravilhoso para alcançar esse estilo, lembre-se que a confiança é o principal segredo para ser sexy.

6. Urbano

Quer transmitir ousadia? Este é o estilo perfeito! O urbano/dramático conta com a rebeldia das calças jeans destroyed, combinadas com jaquetas de couro e coturnos estruturados. Esse estilo pede por poucos acessórios, mas você pode sempre inovar com correntes e brincos de argola, por exemplo. 

As principais referências do estilo urbano são as formas geométricas repensadas de uma maneira assimétrica, criando visuais cheios de personalidade, criatividade e dinamismo. Opte por peças volumosas como o overcoat e use, sem medo, golas altas e peças estruturadas para exalar as características do estilo urbano. 

Outro ponto importante é o seu grande contraste entre as cores: o preto, o branco e o cinza compõe as paletas campeãs para o estilo. Gostou da dualidade entre reto e torto, claro e escuro? Então o estilo urbano pode ser o seu! 

7. Criativo

O criativo é o estilo da mulher que cria a própria moda, e sua descrição perfeita está em uma palavra só: liberdade! Esta é a definição perfeita para o estilo, que permite que você misture quaisquer elementos. Para pessoas irreverentes, originais e despojadas, o estilo criativo é de vocês! 

7 estilos universais: o guia descomplicado para encontrar o seu image 0

Misturar elementos que antes pareciam errôneos e depois ficam lindos é a especialidade deste estilo, que é capaz de criar looks exclusivos, personalizados e inovadores.  Logo, aproveite para brincar com as texturas dos tecidos e combinar as mais diferentes cores – o que acha de ousar com um macacão na cor palha, um mule animal print e acessórios coloridos, por exemplo?  Essa é apenas uma sugestão: crie os visuais que quiser com as peças que quiser!

Prontinho! Agora você conhece os 7 estilos universais definidos pelas primeiras consultoras de moda da história, Alyce e Mimi. Já conseguiu identificar qual é o seu primário e os acentos? A Almaria Plus tem seções específicas para cada um deles, navegue no site e demonstre a sua personalidade através das roupas! 

Rate article
Add a comment