Usar óculos de sol ou de grau é, em primeiro lugar, uma necessidade. No entanto, eles ganharam funções estéticas e podem representar muito bem o seu estilo e personalidade, basta escolher bem um dos modelos de armação de óculos para rosto plus size!

Há tempos atrás, os óculos eram pensados só para ajudar a dar mais conforto ao sair em dias ensolarados, ou para proporcionar uma visão melhor para quem tem problemas como miopia e astigmatismo.

E já que agora eles são verdadeiros acessórios de moda, por que não usar e abusar de óculos para rosto redondo ou oval para compor seus looks e garantir o estilo?

Para quem tem rosto redondo, o ideal é encontrar armações de óculos que ajudem a formar ângulos mais retos e deixe a face longilínea.

Já o rosto oval é bastante versátil e fica bem com diferentes tipos de armação de óculos. Assim, dá para escolher entre modelos quadrados, redondos ou mesmo aqueles chamados de “gatinho”, que estão super em alta. 

Entenda melhor sobre o assunto nas linhas a seguir e descubra como encontrar a armação de óculos certa para o seu tipo de rosto, seja ele redondo ou oval!

Saiba qual armação de óculos para rosto redondo escolher

Na hora de escolher a melhor armação de óculos para rosto redondo, tenha sempre em mente que você precisa harmonizar as linhas do seu rosto com o acessório, como citamos anteriormente. Portanto, é importante entender como é o desenho da sua face e buscar os óculos certos para deixar você ainda mais bonita.

Como saber se seu rosto é redondo

Identificar um rosto redondo não é muito difícil, já que ele tem praticamente as mesmas medidas no comprimento e na maçã do rosto, com essa parte das bochechas mais acentuada, formando um círculo. 

Para saber se o seu rosto é redondo, uma dica é medir a largura (na altura da maçã do rosto) e o comprimento. Caso as medidas sejam parecidas, quer dizer ele é redondo. Outra maneira é observar uma foto, digital ou impressa, e entender se é possível desenhar um círculo a partir do seu rosto.

Esses podem ser exercícios importantes na hora de saber se o rosto é redondo, já que, apenas observando no espelho, outros elementos como cabelos e maquiagem podem atrapalhar.

Nesse formato, também não há ângulos retos. Portanto, a ideia é escolher acessórios que deem a impressão de que essas linhas foram criadas. Além disso, a testa do rosto redondo costuma ser maior, com o maxilar menor.

Melhores óculos para esse tipo de rosto são os quadrados e retangulares

Para contrastar com o formato redondo do rosto, as armações de óculos ideais podem ser aquelas com linhas mais retas e ângulos marcados, como as quadradas e as retangulares. Assim, é possível ter a sensação de que a face é mais alongada e fina, deixando-a mais harmônica. Outra dica é escolher um modelo em que o aro inferior fique apoiado nas maçãs do rosto.

Mas não é preciso se ater somente a esses modelos citados. Os geométricos e os no estilo gatinho também podem cair bem em quem tem rosto redondo. Nesses casos, o ideal é optar por aqueles que tenham a parte de cima do aro reta ou com ângulos mais marcados.

Outra opção são os óculos no estilo wayfarer, que também podem ser ideais para quem gosta de peças atemporais, que nunca saem de moda.

Para as mais estilosas, vale apostar em cores e materiais mais ousados, como armações transparentes ou coloridas. Aqui, cabe uma observação importante: entender quais tons combinam mais com a sua cor de pele para apostar em óculos com cores que valorizem o que você tem de melhor.

De maneira geral, armações de óculos para rosto redondo que tenham formato também circular podem acentuar os ângulos curvos da face. No entanto, elas não estão proibidas, uma vez que é possível encontrar alguns óculos assim que não marcam tanto o círculo, como os de armação maior.

O que também deve ser evitado são óculos muito pequenos, sobretudo se forem redondos, e aqueles com armação muito fina e que acabam acentuando as linhas curvas e delicadas da face.

Encontre a melhor armação de óculos para rosto oval

Quem está atrás da melhor armação de óculos para rosto oval tirou a sorte grande! É que esse formato é bastante democrático: ele fica bem com praticamente todos os cortes de cabelo ou penteados. E também são muitas as armações na (extensa) lista de acessórios que combinam com rosto oval.

Saiba identificar um rosto oval

O rosto oval é aquele mais longo, em que a medida do comprimento é maior do que a da maçã do rosto. Há poucas curvas laterais e, assim, nenhuma parte fica em evidência, o que justifica o fato desse formato ser bastante democrático. 

Geralmente, no rosto oval a testa é menor e o queixo mais protuberante, principalmente em comparação com faces redondas, ajudando a diferenciar os dois formatos.

Dicas para comprar óculos para rosto oval incluem modelos gatinho e aviador

Algumas dicas podem ser bem úteis para quem quer acertar na hora de comprar um óculos de sol ou armação para rosto oval. Evitar modelos muito pequenos é uma delas. É que armações assim podem parecer desproporcionais, pois no formato de face mais alongado esse aspecto pode ficar ainda mais evidência.

Sendo assim, entre as melhores armações de óculos para rosto oval costumam aparecer aquelas que têm a mesma largura da face e ficam na altura das sobrancelhas. Dessa forma, você garante um bom preenchimento do rosto com a armação, de forma que fique proporcional e harmônico com as linhas da face.

Apesar de combinar com praticamente qualquer tipo de armação, levando as dicas acima em consideração, óculos redondos ou ovais não costumam cair muito bem, justamente por esse tipo de modelo geralmente ter lentes menores. 

Mas encontrar a melhor armação de óculos para rosto oval não vai ser nada difícil: modelos como aviador, gatinho, browline, ou mais quadrados como os wayfarers costumam cair bem!