Estilo urbano: o que é e quais os principais elementos

estilo-urbano-o-que-é-e-quais-os-principais-elementos-photo-4 Info

Dentre os pontos que são muito característicos na moda da mulher moderna, a praticidade e o conforto são uns dos traços essenciais em que todas prezamos, certo?

Coincidentemente, esses pontos, junto a ousadia e presença resultam na composição perfeita no estilo urbano – um conceito de moda que vem se destacando entre as mulheres desde a década de 70.

Se em seu dia a dia a praticidade não sai de seu vocabulário e você não quer abrir mão do conforto, apostamos que o estilo urbano/dramático é para você. Continue lendo e entenda melhor sobre esse conceito.

O que é o estilo urbano?

Iniciado na década de 70 em Nova Iorque, o estilo urbano é caracterizado por peças que possuem acabamentos geométricos que formam um visual assimétrico.

Existe uma hipótese que diz que o estilo urbano surgiu por influência do Hip Hop, que, por sua vez, também possui traços idealistas semelhantes ao estilo urbano, em que cada um possui sua própria personalidade, vontades e formas de expressão.

Conforme veremos mais abaixo, essas características requerem personalidade e atitude – traços que o estilo urbano tem para dar e vender.

As peças mais usadas neste estilo são as que conhecemos como coringas – aquelas que nunca saem de moda e que vão bem com qualquer outra peça de seu guarda-roupa por serem versáteis e mais básicas.

Assim, essas peças fazem jus à praticidade, bem característica do estilo urbano. Ótimos exemplos do estilo são blazers, pantacourt, saias, sobretudo e outras peças relacionadas.

Estilo urbano: o que é e quais os principais elementos photo 3

Leia também: 7 estilos universais: o guia descomplicado para encontrar o seu

Quais os principais elementos do estilo urbano?

Curiosamente, o estilo urbano não é só um conceito de moda, tendo também seus elementos muito utilizados na decoração de ambientes interiores. E, na medida do possível, suas características são praticamente idênticas.

No que se trata da moda, listamos abaixo alguns detalhes que compõem o estilo urbano. Confira:

Traços geométricos e angulares

Você vai perceber que o estilo urbano usa peças que usam traços lineares, com ângulos e formas bem trabalhados junto a acabamentos assimétricos.

Isso faz com que o visual fique com uma vibe mais fria e direta, transmitindo toda a força e personalidade que mencionamos que estilo possui.

Peças clean e com poucas estampas

Para adotar o estilo urbano, é preciso abrir mão de peças muito chamativas e com muitos detalhes como bolsos, estampas e outros traços na peça.

Opte por peças em cores lisas e sólidas e, caso queira, ainda assim, usar peças estampadas, aposte em modelos com estampas de listras, poá ou quadriculados.

Lembre-se, o estilo urbano é estratégico, portanto, usa poucos detalhes – porém assertivos – para se expressar. E, cá entre nós, faz isso muito bem, não é mesmo?

Paleta de cores neutras

Em todos os estilos, seja de moda ou decoração, as cores e tonalidades marcam presença de maneira integral. Enquanto estilos como o color block, por exemplo, usa e abusa das cores, o estilo urbano prefere tonalidades mais neutras e reservadas.

Nesta paleta, podemos citar o preto, o cinza e o branco como padrões por aqui. Quase sempre, essas tonalidades irão marcar presença em um look estilo urbano.

Mas alto lá! Não significa que o uso das cores aqui é proibido, viu? Cores como bege, azul-marinho e verde musgo, podem dar as caras de vez em quando nos visuais urbanos.

Tecidos confortáveis

Lembra que mencionamos no início deste post que conforto é uma das características que as mulheres modernas buscam na hora adotar um estilo pessoal?

Pois bem, o conforto também marca presença por aqui. Afinal, de que vale adotar um look que possua uma estética perfeita, mas que nos deixa desconfortáveis, não é mesmo?

Dentre os exemplos de tecidos que podemos citar, o moletom, a malha, os tecidos tecnológicos e peças de alfaiataria são os mais adotados.

Outro detalhe que chama a atenção neste estilo, é que as peças geralmente costumam ter um tamanho alongado, algumas vezes até maior do que o que usamos – o que se casa ainda mais com a ideia de conforto que o estilo busca.

Leia também: Tecidos com caimento perfeito: como identificar e usar

Calçados e acessórios básicos

Quando o assunto é moda, muitas vezes buscamos equilibrar o look com acessórios e calçados que contrapõem o conceito principal do look, não é? É dessa forma que alcançamos um visual mais harmônico e com um bom caimento.

No estilo urbano isso cai por terra, ao passo em que ele se mantém firme e forte em seus padrões. Assim, por aqui a ideia permanece a mesma: usar poucos acessórios e calçados básicos.

Quanto aos calçados, aposte em tênis, anabelas ou modelos abotinados, por serem modelos confortáveis e que, provavelmente, não irão te cansar durante o uso.

No que se refere a acessórios, bolsas e relógios podem ser ótimas pedidas, apenas é importante não se esquecer que é preciso evitar exageros, combinado?

Além disso, a paleta de cores por aqui também segue a mesma, viu? Opte por tonalidades que não chamarão a atenção para si para que o look fique com um aspecto minimalista.

Caso você queira adotar e estilo urbano em suas produções, essas informações podem ser muito úteis a você. Esperamos que tenha gostado deste conteúdo e que tenhamos a ajudado a entender sobre esse estilo que tem dado o que falar por aí.

E você? O que acha do estilo urbano? Deixe seu comentário abaixo com sua opinião. Aproveite também para conferir nosso post sobre estilo dramático e veja algumas das características principais desse estilo.

Agradecemos por ter lido até aqui e esperamos você aqui novamente em nossos próximos posts.

Beijos e até a próxima!

Rate article
Add a comment