Os 9 melhores livros de moda para quem quer aprender sobre estilo

Os 9 melhores livros de moda para quem quer aprender sobre estilo photo 4 dica

Investir em boas leituras é uma ótima maneira de aprofundar nossos estudos e aprender um pouco mais sobre aquilo que a gente gosta. Com a moda plus size, ou até mesmo com a moda como um todo, isso também é possível. Pensando nisso, resolvemos criar essa lista com algumas sugestões de livros de moda que te ajudem nessa missão. 

Dentro desse universo existem vários temas que a gente pode conhecer com mais profundidade: a história da moda, como as tendências são criadas, de que forma as cores são trabalhadas e também a função social que a moda exerce. Abaixo, você pode conferir nossa lista com obras que abrangem tanto essas quanto outras temáticas: 

1. História da Beleza no Brasil, por Denise Bernuzzi de Sant’Anna 

Esse livro proporciona uma leitura completa, muito interessante e bastante fluida, que instiga a cada página como se fosse um livro de suspense. Em “História da Beleza no Brasil”, a autora Denise Bernuzzi de Sant’Anna trata de forma leve e delicada o universo da beleza brasileira, passando tanto pela moda, quanto por cosméticos, práticas de embelezamento e cirurgias plásticas.

O livro é ótimos para aquelas mulheres que querem entender mais sobre a formação histórica do conceito de beleza em nosso país. Na obra, descobrimos como a moda se comportou em nosso território desde 1900 até os dias atuais, década após década.

Um ponto muito legal desse livro é que ele enriquece seu conteúdo ainda mais ao trazer ilustrações de época e várias fontes que embasam suas falas.

2. Cronologia da moda, por N. J. Stevenson

Também tratando sobre a história da moda, “Cronologia da moda: De Maria Antonieta a Alexander McQueen” entrega justamente o seu título promete: um panorama cronológico que mostra a evolução da moda desde o século XIX até o fim do século XX.

Sua construção é bem didática, perfeita para quem quer começar a se envolver com mais profundidade no universo da moda e entender como algumas tendências foram se transformando. Nesta leitura, é possível conhecer grandes nomes do estilismo, conferir imagens clássicas e icônicas de cada época da moda e compreender como cada estilo se relacionava com os costumes da sociedade em que estava inserido.

Os 9 melhores livros de moda para quem quer aprender sobre estilo photo 3

O único ponto de atenção é que este livro acaba se atendo apenas à moda da Inglaterra e não ganha profundidade sobre a temática em nossa realidade brasileira.  

3. Dicionário Ilustrado: Moda de A a Z, por Alexander Newman

Tipos de peças, características de tecidos, nomes de acabamentos, acessórios que contribuem para a construção do visual… Você sabe o nome de todas as coisas que rodeiam o universo da moda? Provavelmente não, pois, acredite: é muita coisa!

Para quem quer adquirir esse tipo de conhecimento, o Dicionário da Moda é um ótimo investimento! O livro funciona como uma verdadeira ferramenta, que você pode deixar ao seu alcance para fazer pesquisas e consultas quando se deparar com algo desconhecido nesse universo.

Se quiser, nada te impede de lê-lo de forma sequencial. Com mais de 2 mil verbetes, como um verdadeiro dicionário, o livro também conta com ilustrações que vão te auxiliar a expandir seus conhecimentos gerais do mundo da moda e dar um passo a mais para se tornar uma expert no assunto.

4. De GORDA a PLUS SIZE: A moda do tamanho Grande, por Aliana Aires

Esta é uma das principais obras – senão A principal – sobre o tema da moda plus size disponível em português. Nela, é possível conferir uma incrível pesquisa sobre a temática.

Leitura obrigatória para quem quer estudar sobre o corpo gordo e sobre a moda plus size, a cada capítulo é possível compreender com profundidade a trajetória da moda plus size no Brasil e nos Estados Unidos, até chegarmos ao que conhecemos hoje. Escrito com maestria, o livro “conversa” com grandes autores para abordar as esferas de comunicação e das práticas de consumo que cercam o universo da moda para corpos gordos.

Além disso, aborda sobre as problemáticas atuais que ainda permeiam esse assunto. Se tiver interesse sobre o tema, pode fazer a leitura também do nosso post “A moda plus size no Brasil: tendências, mercado e mais!

Os 9 melhores livros de moda para quem quer aprender sobre estilo photo 2

5. Gorda não é palavrão, por Flúvia Lacerda

Uma leitura fácil, mas que trata de um tema extremamente importante. Escrito por Flúvia Lacerda, modelo plus size brasileira de grande fama, a obra trata da gordofobia estrutural de forma impressionante. Afinal, todas sabemos que peso não é indicativo de beleza, saúde ou caráter, mas muitos desses valores ainda são associados à palavra “magra” em nossa sociedade.

Considerado um manifesto inspirador de auto aceitação, o livro nos encoraja a questionar a falta de representatividade de mulheres do nosso tamanho na moda e na mídia.

6. Color forecasting: as previsões de tendências de cores na moda, por Clarice Garcia

Quando falamos de moda, sempre ouvimos falar sobre cores que são tendências da vez. Inclusive, nosso blog é cheio de dicas como a do post “Color block: entenda o que é e saiba como montar looks com essa tendência“. Mas, afinal, o que determina quais cores são tendências nesse universo? 

Para entender a resposta dessa pergunta, a nossa recomendação é o livro de moda “Color forecasting”, escrito pela autora brasileira Clarice Garcia. Com seu estudo, você poderá entender como são feitas as pesquisas de tendências e, além disso, observar como as tendências da moda são de grande influência nos comportamentos de consumo da sociedade. 

Sua leitura é super recomendada para estudantes e profissionais do ramo da moda, porém, se você tem curiosidade sobre esse tema, pode ler tranquilamente que poderá entender!

7. Girl Boss, por Sophia Amoruso

Um livro de moda perfeito para quem quer empreender e ter sua própria marca, “Girl Boss” conta a trajetória de Sophia Amoruso, criadora da marca norte-americana Nasty Gal que, embora seja amplamente conhecida atualmente, começou de forma singela, com peças de brechó vendidas no eBay.

Com uma leitura simples, leve e bem humorada, esse não é daqueles livros que vai te ensinar tudo sobre moda, mas sim uma pílula de incentivo e de boas ideias para desbravar esse universo e fazer dele o seu ganha-pão. O livro está repleto de frases inspiradoras, que com certeza te farão voltar vez ou outra para suas páginas e relembrar das lições ensinadas pela empreendedora. 

Os 9 melhores livros de moda para quem quer aprender sobre estilo photo 1

8.  A moda imita a vida, por André Carvalhal

Um livro de moda que se tornou um grande best-seller nos últimos anos, “A moda imita a vida” foi aclamado pela crítica e pelos leitores. Escrito por André Carvalhal, diretor criativo e escritor indicado ao prêmio jabuti, o livro fala principalmente sobre a criação de uma marca e os cuidados necessários para fazê-la “dar certo”. 

Com entrevistas, relatos e opiniões, o livro é permeado por histórias de diferentes marcas brasileiras, mostrando o que deu e o que não deu certo em sua trajetória, além de explorar com profundidade os porquês. Com esses pontos expostos, os leitores podem aplicar seus ensinamentos a qualquer marca que tiverem contato em sua vida, inclusive a sua marca pessoal. 

9. Moda com propósito: Manifesto pela grande virada, por André Carvalhal

Mais uma obra do mesmo autor, “Moda com propósito” é um livro super atual, que trabalha um tema importantíssimo de ser discutido: as contradições do mundo da moda. Com esta leitura, é possível entender sobre diferentes assuntos que permeiam o mundo da moda atual, neste cenário conectado e de consumo intenso. Propósitos, valores, economia, consumo consciente, indústria e mercado são alguns pontos trabalhados no manifesto. 

Com um texto rico, cheio de referências, e ainda assim fácil de ser lido, o autor mostra de forma clara como deve ser a “virada de chave” para que as marcas de moda realmente cumpram o propósito que muitas dizem cumprir, apenas da boca para fora. 

Com isso, chegamos ao fim da nossa lista de recomendações. Conseguiu encontrar a sua próxima leitura? Esperamos que sim! É só escolher qual assunto te interessa mais – se a história da moda, conhecimentos gerais, tendências, entendimento teórico ou histórias inspiradoras – e começar a devorar os livros de moda da nossa lista. 

Para continuar seus estudos, você pode também continuar por aqui, no blog da Almaria Plus Size! Todas as semanas ele é atualizado com novos posts para te ajudar a ficar sempre na moda. Nossa sugestão é que você confira a nossa lista com as principais tendências de modas plus size para 2021

Confira, estamos te esperando por lá!

Os 9 melhores livros de moda para quem quer aprender sobre estilo photo 0
Rate article
Add a comment