Moda dos anos 90: 10 características e como combinar looks

Moda dos anos 90: 10 caracter'isticas e como combinar looks image 4 Info

A moda dos anos 90 voltou de mansinho e conquistou o visual de jovens do mundo inteiro. Os seus looks contam com sobreposição, croppeds e calça rasgada – tudo que usamos atualmente, mas de uma forma um pouco diferente.

Veja o que mais estamos usando os dias de hoje que é inspirado em 1990 e como combinar cada peça!

1. Roupas com cintura alta

Antes da moda Saint Tropez (cintura baixa) dos looks anos 2000, em 1990 as celebridades usaram peças com cintura alta cujo cós fica sobre ou acima do umbigo. A estratégia serve para valorizar a parte inferior do corpo e dar destaque para os cintos.

Saias, calças, shorts e até mesmo macacões contam com a divisão das costuras altas. Como a estratégia está em diversos tipos de peças, você pode aproveitar para investir em cintos de couro, de corrente ou com pedrarias.

Veja também: como usar saia jeans cintura alta

2. Peças rasgadas

A simpatia por peças destroyed começou aqui. Mônica, de Friends, Christina Aguilera e Britney Spears foram as responsáveis por popularizar esse estilo e torná-lo icônico. Não demorou muito para homens e mulheres do mundo todo aderirem à tendência.

Os rasgos podem fazer parte de calças retas, skinny ou mom, jardineiras e jaquetas jeans. O visual fica melhor quando é combinado com tênis All Star ou Nike Air Max 90.

Explore a estética dos looks com tênis em eventos informais! Para entrar no clima da década, use batons escuros, faça um delineado marcante nos olhos e coloque uma choker.

3. Calça legging

A calça legging dos anos 90 é um resquício da moda de 1980. Antes, colorida em tons neons e com tecidos metálicos. Agora, a estética continua alegre, mas é mais encontrada com candy colors, tons neutros e estampas.

O modelo tem a função de valorizar as pernas e quadril e modelar a silhueta. Construa o visual com jaquetas destroyed, suéteres de crochê, body ou blusas cropped para ficar um look 1990 completo.

4. Jardineira jeans

Rachel Green (Friends) e Will Smith (Um Maluco no Pedaço) foram alguns dos principais responsáveis por tornar a jardineira jeans um marco.

A peça ganhou fama graças aos visuais das personagens nas séries americanas e logo popularizou-se entre os jovens . É a peça perfeita para um look descontraído e charmoso para usar no dia a dia e fugir um pouco das calças jeans básicas.

O modelo fica belíssimo com uma camiseta estampada, regatas de alças largas ou blusas segunda pele lisas. É possível usá-lo em todas as estações do ano, já que o jeans por si só é bem democrático.

Para ter um visual ainda mais completo com referências da década de 90, deixe as sobrancelhas bem marcadas, o cabelo volumoso e dê um charme a mais com franjas.

5. Estampas xadrez

O xadrez é mais uma tendência que ganhou fama através dos cinemas americanos. Dessa vez, o filme responsável foi “As Patricinhas de Beverly Hills”. O xadrez amarelo da Cher e o preto de Dionne conquistaram o guarda-roupa das mulheres.

A estampa xadrez fica perfeita em conjuntos de saia plissada ou reta com blazer. É uma combinação clássica perfeita para mulheres de negócio que gostam de visuais formais, porém com uma pegada fashion.

6. Jaqueta jeans

A jaqueta jeans, um dos maiores statements dos anos 90, tem dominado os visuais da atualidade novamente. Agora, ela está adornada com diversos detalhes modernos.

Há modelos forrados com pelos sintéticos de carneiro, com bordados grandes nas costas, tecidos jeans em lavagens diferentes, bottons divertidos, partes rasgadas, assimetrias, mangas bufantes e muito mais.

Mas o que mais se sobressai nos looks é o oversized: uma jaqueta jeans ampla que fica mais soltinha no corpo. Ela é ótima para acrescentar dimensão e textura à roupa sem parecer “arrumada demais” como um blazer.

Combine-a com leggings, calças cintura alta, saias e todo tipo ou em sobreposição com conjuntos de moletom (estilo look comfy).

7. Cropped

Os croppeds, que nada mais são do que blusas curtas, servem para dar destaque à cintura sem precisar colocar a peça dentro do cós. Os modelos curtinhos começaram a aparecer na moda dos anos 80, mas foi só 10 anos depois que conquistaram a galera de vez.

Desde então, a modelagem cropped atingiu todas as peças da parte superior (regatas, camisetas, camisas e jaquetas). Quando não há peças curtas do jeito que você deseja, basta dar um nozinho na frente ou prender a barra da blusa embaixo do sutiã.

Para os looks, basicamente não há regras: dá para combinar os croppeds com qualquer tipo de parte de baixo. Se você não se sentir muito confortável em deixar a barriga tão à mostra, use-os com uma calça de cintura alta mais larguinha.

8. Blusas segunda pele

As blusas segunda pele são leves, assim como uma meia fina. São usadas para aquecer o corpo e dar um toque diferenciado ao visual. Coloca-se embaixo de camisetas de manga curta, vestidos de alça ou jardineiras.

O modelo segunda pele é um must have dos visuais modernos! Invista em modelos estampados para trazer alegria ao visual e torná-lo marcante. A nossa recomendação é o animal print, que tem bombado entre as celebs.

9. Vestido de alça com camiseta

A estratégia da sobreposição é muito bem-vinda no visual dos anos 90. Neste caso, a estética é usar peças com alças bem finas e camiseta por baixo. A combinação é espetacular para usar em rolês com as amigas ou em um date especial.

Experimente um visual básico (sem estampa) e complete o look com acessórios poderosos, como coturno preto, óculos redondo e uma bandana colorida. O resultado é super charmoso e feminino, você não vai se arrepender!

10. Jeans coloridos

Por fim, aposte em jeans coloridos. Pode parecer meio arriscado, mas como a estética gira em torno desse tecido coringa, não será tão difícil incluí-los nos looks.

Essa trend é perfeita para variar das calças em lavagens tradicionais (escuras e claras) e se aventurar no mundo fashion com tons mais divertidos.

Segundo a Pantone, a paleta de cores dos anos 90 é mostarda (Super Lemon), verde militar (Oasis), laranja (Firecracker), azul piscina (Scuba Blue), cinza claro (Overcast) e cinza elefante (Lead Gray). Use-a como base para escolher os seus jeans!

Use com t-shirts básicas, regatas de alcinha, tops de renda e outras peças mais basiquinhas em tons neutros.

E aí, gostou de fazer essa viagem no tempo para os anos 90? Finalize este post montando os looks que sugerimos e poste no Instagram marcando a Almaria Plus Size, vamos amar ver suas ideias!

Rate article
Add a comment