Look Monocromático: 6 dicas para aderir a tendência

Look Monocrom'atico: 6 dicas para aderir a tend^encia image 4 dica

Quem acompanha as tendências do mundo da moda e o Instagram das famosas já viu que os looks monocromáticos voltaram com tudo e estão fazendo o maior sucesso.

Se você amou a ideia de selecionar peças da mesma cor e criar composições inovadoras e super fashionistas tanto quanto nós, acompanhe a leitura deste post porque a Almaria Plus Size vai ensinar tudo sobre como aderir a moda de forma certeira.

1. É preciso entender o que é monocromático

A palavra “monocromático” é composta de dois termos: “mono”, que significa único, e “cromático”, que significa cor. Logo, um look monocromático seria uma roupa com peças de uma só cor.

Isso não quer dizer que você usaria apenas preto ou vermelho vivo da cabeça aos pés. Não, a alegria da tendência fashion monocromática é vestir tons diferentes da mesma cor, criando dimensões e camadas de forma sofisticada.

Outro aspecto bem legal da trend é que toda cor pode ser usada: roxo, marrom, rosa, mostarda, azul e etc. Ou seja, não há motivos pelos quais você não pode desenvolver esse estilo! Os limites e regras dependem apenas das suas preferências e paleta pessoal.

Ah, e caso não conheça, essa paleta pessoal depende da aplicação de teorias da colorimetria e envolve fatores como o tom da sua pele, olhos e cabelo. Caso queira descobrir o leque de cores que mais valoriza a sua aparência, confira este post.

Com essa informação e o restante das nossas dicas em mãos, você poderá criar composições monocromáticas que complementam os seus traços da cabeça aos pés. Bem legal, né?

2. A escolha da cor certa é fundamental

Como ela vai determinar o nosso look por completo, é bom passar um minutinhos a mais pensando em qual será a cor escolhida para a trend monocromática. Abaixo, selecionamos algumas das principais apostas da atualidade:

  • Look Preto: Práticos e elegantes, os looks all black servem tanto para trabalhar quanto para sair a noite;
  • Look Branco: Os clássicos do Réveillon, dá para usar o all white durante o ano todo sem aquele efeito de uniforme médico se apostar em peças com babados, acessórios coloridos ou tons off white;
  • Look Amarelo: Com conjuntos de alfaiataria para ocasiões formais e vestidos fluidos para as informais, dá para usar essa cor alegre e vibrante que é a cara do verão com facilidade;
  • Look Vermelho: Se glamour e personalidade fazem parte do seu vocabulário pessoal, os looks monocromáticos vermelhos são a aposta certa;
  • Look Rosa: O rosa está entre uma das cores que mais se divide em subtons incríveis. Tem pink, chiclete, rosa bebê, rosa queimado, salmão e muito mais, então é perfeito para a trend das cores únicas;
  • Look Azul: O azul tem a mesma vantagem do rosa: azul marinho, Tiffany, pastel, royal, turquesa e petróleo são apenas algumas das suas variações de tons;
  • Look Cinza: Para quem prefere deixar as cores para os detalhes e vestir roupas mais discretas, a trend monocromática pode ser feita no cinza para um resultado elegante;
  • Look Verde: No topo de todas as tendências fashion e decoração contemporâneas, usar o verde nas composições é uma escolha garantida de receber elogios.

3. Trabalhe com diferentes tons

Já falamos brevemente sobre isso acima, mas misturar diferentes tons da mesma cor é o maior segredo para looks monocromáticos bem sucedidos. Afinal, ninguém quer vestir um bloco único de cor que distorce as nossas proporções, né?

É de bom gosto e demonstra muito senso de estilo combinar um casaco verde militar com uma blusa verde clarinho e uma calça pantacourt verde menta, por exemplo. Ou então que tal um macacão amarelo canário e um cardigan mostarda? Lindíssimo!

Se você normalmente fica no pretinho básico e tem receio de ousar com as cores, não tenha medo de mix: como todos os tons tem uma cor original em comum, fica bem mais fácil acertar na combinação e arrasar nos looks coloridos de verão e primavera.

4. As texturas fazem toda a diferença

Combinar diferentes tons é essencial para ser bem sucedida no look monocromático, mas a mistura de texturas vem logo atrás na lista de requisitos. Ela serve para adicionar interesse visual, dimensão e profundidade à composição, assim, a produção não fica unidimensional ou sem graça.

Para exemplificar, você pode combinar uma saia plus size cinza com brilhos (o tecido lurex é uma boa opção), uma blusa lisa simples e um blazer cinza no estilo vintage. Está imaginando a elegância e o poder dessa composição por aí também?

Outra ideia linda e mais coerente com a correria do dia a dia é uma legging preta, uma blusa ombro a ombro com babado, de cetim ou com detalhes de renda e um tênis preto de couro fake.

Looks básicos não precisam ser tediantes com a trend monocromática! Chiffon + algodão + couro, suede + seda + lã e lantejoulas + jeans + malha são mais alguns exemplos de combinações de texturas que caem bem.

5. Mire no equilíbrio entre as peças

Essa é uma regra para todas as roupas, não só as monocromáticas: na hora de combinar peças, não queremos que as cores sobrecarreguem o nosso visual. Na verdade, o objetivo é equilibrar os tons de uma forma que harmoniza os nossos traços.

Para conquistar isso, é preciso brincar com as proporções. Por exemplo: se você está usando um top bem fluido e amplo, uma calça bem ajustada é a melhor opção para equilibrar a silhueta.

Já com uma saia midi mais justinha, podemos apostar em blusas com tipos de mangas que são mais aventureiros e detalhistas. Dessa forma, não há informações em demasia no look, ressaltando esse potencial da trend monocromática.

6. Acentue as áreas certas

Aproveitando o gancho da dica anterior, precisamos falar sobre o potencial incrível de valorizar o que gostamos no nosso corpo que as roupas monocromáticas têm.

Ao trabalhar com diferentes tons da mesma cor, podemos escolher – de forma discreta – quais partes queremos acentuar e só trabalhar com o nível de sombras de cada tom.

Pronto! Agora você já tem todas as dicas necessárias para criar looks monocromáticos certeiros e arrasar nessa tendência que é sinônimo de estilo. Outra trend que tem feito o maior sucesso e que também brinca com as cores de uma forma inovadora é a do Color Block – confira o nosso post sobre ela e garanta composições fashionistas para todos os dias!

Rate article
Add a comment