O que é plus size? Entenda tudo sobre o termo

O que 'e plus size? Entenda tudo sobre o termo image 4 autoestima

O termo “plus size” vem se popularizando cada vez mais no mundo todo, fazendo com que mulheres gordas finalmente tenham mais espaço para se destacar e se expressar no mundo da moda.

No entanto, há muitas pessoas que ainda têm dúvidas quanto às implicações que essa palavra traz na sociedade contemporânea.

Partindo do pressuposto de que, assim como a moda, o conhecimento deve ser para todos, a Almaria veio explicar tudo sobre o conceito de plus size: o que é, se é correto falar e quais tamanhos abrange.

Continue a leitura e fique por dentro desse assunto super atual e importante para a moda feminina e para todas as mulheres!

O que é plus size? Uma introdução ao termo

Em sua tradução literal, o termo plus size significa tamanho grande. No contexto da moda, refere-se às numerações mais amplas de peças de roupas, feitas para mulheres gordas.

Contudo, a relevância dessa palavra vai além do mundo fashion. Por muito tempo, manequins maiores que 36 eram severamente julgados, o que afetou — e afeta — a auto aceitação de pessoas que fogem desse critério.

Não é segredo que o padrão de beleza da atualidade é focado em corpos magros, mas a presença de roupas maiores em um número crescente de lojas e veículos midiáticos mostra que isso está mudando.

Democratizar o vestuário dessa forma é uma conquista incrível e um grande passo para que a sociedade alcance uma mentalidade de body neutrality. Todos os corpos são válidos, independente de seu tamanho, cor ou tipo!

A partir desse pensamento, fica mais fácil para que nós, mulheres, possamos reconhecer que a nossa beleza está diretamente ligada ao nosso amor-próprio, e não a qualquer tipo de conceito ou pré-conceito que a sociedade impõe.

Afinal, a busca incessante por uma “perfeição” corporal sempre é baseada em mentiras: photoshop, efeitos, distorções, poses, ângulos, iluminação controlada.

Por trás das câmeras, há um indivíduo que carrega marcas, cicatrizes, dores, vitórias e belezas assim como eu e você. E é por isso que dar palco à corpos reais em ambientes de destaque tem sido tão importante!

Plus size está passando a ser um termo usado com orgulho e admiração por mulheres que respeitam seu corpo e têm consciência de que têm as mesmas liberdades de usar roupas estilosas, ousadas e inovadoras.

Essa luta super legítima tem conseguido ótimos resultados e os holofotes da indústria da moda também estão passando a trazer brilho sobre mulheres gordas.

Leia também — Como se sentir bonita: práticas internas e externas

Qual tamanho é considerado plus size?

Os tamanhos plus size podem variar bastante, uma vez que a sua definição está nas mãos de diferentes marcas e tipos de peça.

De forma geral, a maioria das marcas considera numerações a partir de 44 como plus size, mas algumas podem considerar a partir do tamanho 46. A média fica entre esses dois números.

Essas peças são usadas por pessoas que possuem curvas destacadas, corpos gordos e/ou um biotipo corporal grande.

Mulheres que usam peças entre os tamanhos 40 a 44 recebem um segundo termo que também vem se destacando entre a indústria de moda feminina, chamado curvy ou midsize. Futuramente, vamos falar mais sobre eles aqui no blog.

Leia também — Biquíni ideal para quem tem barriga: será que existe?

É correto falar plus size?

O termo plus size divide águas. Por um lado, há pessoas que o adoram e já adotaram em sua rotina; por outro, há quem não goste muito e prefira evitá-lo na hora de comprar roupas. Vamos te contextualizar para que você tire suas próprias opiniões.

O termo se popularizou bastante no território estadunidense, em que as lojas e marcas passaram a comercializar roupas fashion dentro das tendências para que mulheres gordas também se sentissem acolhidas.

Por outro lado, em terras brasileiras, as roupas de numeração acima do 44 eram somente chamadas “tamanhos grandes”.

O problema é que, por aqui, as peças tamanhos grandes eram voltadas às pessoas que queriam apenas esconder e disfarçar o seu corpo, então eram compostas de modelagens básicas que não tinham nada a ver com a moda.

Esse estigma permanece em alguns contextos até os dias atuais, o que faz com o que termo estrangeiro remeta à conceitos mais positivos que o nosso, em português.

É sempre importante lembrar que o termo plus size deve ser usado especialmente para denominar roupas e vestuários de moda, e não todo um grupo de pessoas.

Afinal, as mulheres não querem ser reduzidas somente ao tamanho das roupas que usam e existem pessoas que podem ter sensibilidades à tais classificações.

Só que até isso pode variar, uma vez que ser chamada ‘mulher plus size’ pode soar mais empoderador, um feito impulsionado pelas modelos plus maravilhosas que desfilam pelas passarelas de marcas renomadas.

Para ter certeza e evitar constrangimentos, o ideal é perguntar cada pessoa o que ela prefere. Assim, você mostra que a respeita como indivíduo e que entende que todos temos direito de impor limites e preferências de nomes.

Se você usa tamanhos plus size, vale deixar claro às pessoas de seu convívio como prefere ser tratada. Aquele toque de amigo para garantir uma boa convivência para todos, sabe?

Num panorama, podemos concluir que o termo plus size é sim, adequado, porque abraça mulheres que, antes, não eram incluídas no mercado fashion.

No entanto, a ideia é que, em um futuro ideal, o termo não seja mais necessário, uma vez que as marcas já terão normalizado todos os tamanhos de corpos em suas produções, incluindo todas as pessoas em suas tendências de moda.

E então, conseguiu tirar as suas dúvidas? Já que trabalhamos esse assunto hoje, que tal conferir nosso post sobre autoestima e ler um papo super leve e gostoso de como ser mais confiante?

E caso queira conhecer o maior shopping plus size online da América Latina, acesse a loja da Almaria!

Rate article
Add a comment