Rotina de skincare – Um guia completo com os passos

A maquiagem é uma linda maneira das mulheres se expressarem, realçando ainda mais sua beleza e fazendo elas se sentirem mais bonitas.

E existem muitos produtos que amamos capazes de nos deixar ainda mais poderosas e confiantes, não é? Mas fala para a gente, além dos produtos de make, você tem o costume de usar produtos de cuidado com sua pele?

Sabia que uma rotina de skincare é super importante para manter sua pele saudável, nutrida e livre de impurezas? Pois é!

No entanto, muitas mulheres têm dúvidas quanto a quais produtos usar, em qual frequência e como começar a montar um cronograma de cuidados.

Mas não se preocupe: nós, da Almaria, esclarecemos tudo para você sobre isso aqui no post de hoje. Portanto, continue sua leitura e aproveite todas as nossas dicas!

Rotina de Skincare: o que é e como criar

Uma rotina de skincare nada mais é do que os cuidados que são adotados com a pele dentro uma frequência seguida de maneira minuciosa. Esses cuidados envolvem limpeza, hidratação, esfoliação, tonificação e outros que deixam o nosso rosto mais firme e revitalizado.

A rotina de skincare deve ser realizada diariamente para manter a pele saudável, mas entendemos bem que, muitas vezes, em meio a correria do dia a dia, parece não sobrar tempo para isso.

Para contornar isso, aplicar os produtos adequados de forma correta logo pela manhã pode ser a solução, assim você só precisa retocá-los na hora do almoço caso precise e, ao fim do dia, fazer uma limpeza básica.

Garantimos que é questão de costume, viu? Depois de alguns dias seguindo sua rotina de skincare de forma assídua, os cuidados com sua pele serão mais uma atividade normal em meio aos seus afazeres do dia a dia.

Confira abaixo nossas dicas para dar o pontapé inicial e começar seus cuidados hoje mesmo:

1° Passo: Higienização

Assim como todo o corpo, a pele do rosto também está propícia a acumular a sujeira durante dia e noite. Por isso, a limpeza da pele deve começar logo pela manhã para que o rosto fique livre de todos os resíduos.

Para fazer a higienização, use um sabonete de rosto específico para seu tipo de pele, seja ela, oleosa, mista ou seca.

Em seguida, use uma água micelar para complementar a higienização e pronto: sua pele já estará limpinha e pronta para os próximos cuidados.

Lembrando que é importante realizar a limpeza pela manhã e durante a noite também, para que nenhum resíduo de produto, impureza ou maquiagem fique no rosto e obstrua os poros, causando mais oleosidade e acne.

Leia também: Tipo de rosto: quais os formatos e como descobrir o seu

Mulher sorrindo enquanto higieniza o rosto com sabão

2° Passo: Proteção contra o sol

O protetor compõe um passo imprescindível da rotina de skincare para a pele e deve ser usado todos os dias, sem falta!

Isso porque, durante nossa rotina, estamos expostas a diversos tipos de luzes que podem provocar manchas ou até problemas maiores na pele, e os protetores têm uma ação especial para proteger sua pele contra isso.

Você deve aplicá-lo em toda a região do rosto, tomando um cuidado especial com os olhos. E nunca se esqueça: mesmo em dias nublados ou em que você não irá sair de casa é importante passar o protetor, uma vez que mesmo as luzes indiretas e artificiais que atingem a nossa pele podem ser prejudiciais.

Mulher sorrindo com protetor solar no rosto

3° Passo: Hidratação

O uso de hidratantes também deve ser diário, pois ajuda a pele a não ressecar e a ficar com uma aparência mais suave.

Você deve aplicá-lo logo após o uso do protetor solar, lembrando que há produtos adequados para cada tipo de pele, desde as mais oleosas até as mais secas.

E, assim como o protetor, os hidratantes também precisam ser aplicados duas vezes ao dia para deixar sua pele imbatível. Por isso, após almoçar, separe um tempinho para retocar a aplicação desses produtinhos.

Mulher aplicando hidratante em sua face

4° Passo: Tonificação

Após todos esses cuidados, ainda tem um último passo que faz a diferença: o tonificante. Com ele, você garante firmeza e oxigenação para a pele, ajudando a evitar irritações que podem deixar sua pele sensível e avermelhada ao fim do dia.

Além disso, se você quiser aplicar uma make na sequência, o tonificante deixa a pele preparada para produtos como base, pó, blush e etc., além de elevar o acabamento da maquiagem deixando sua pele mais natural.

Esses são os passos que você deve seguir todos os dias para que sua pele fique perfeita. E, falando sério, você terá resultados surpreendentes e não vai demorar até que passe a notá-los, viu?

Leia também: Como ficar maravilhosa? Veja dicas de cabelo, maquiagem e look

Mulher passando tônico no rosto com um disco de algodão

Cuidados esporádicos

Falamos acima sobre os cuidados que você deve tomar todos os dias, mas a rotina de skincare não para por aí. Existem também aquelas etapas que deve seguir vez ou outra para fazer aquela limpeza mais aprofundada, esfoliar as células mortas, entre outras. Confira algumas de nossas sugestões:

Esfoliação

Para realizar uma esfoliação em sua pele, é preciso que antes deixe seus poros bem expandidos para que as partículas minúsculas do esfoliante façam uma limpeza profunda na pele, removendo as células mortas e as impurezas mais difíceis de serem removidas na superfície cutânea.

Por se tratar de um produto que realiza uma limpeza mais aprofundada seu uso não deve ser diário – o ideal é aplicá-lo, no máximo, uma vez por semana.

Mulher aplicando gel esfoliante em seu rosto

Máscara

As máscaras são um cuidado complementar na pele que auxilia em sua limpeza, mas que também servem para nutrir e hidratar, a depender das necessidades de suas pele.

Você também pode usar as máscaras logo após a aplicação dos esfoliantes, aproveitando sua ação de fechar os poros para dar um acabamento mais intenso ao seu skincare.

Mulher com máscara de limpeza no rosto segurando fatias de pepino

Gel Refrescante

Todo o cansaço e estresse que passamos no dia a dia também influenciam na saúde e na aparência de nossa pele, deixando com um aspecto cansado e caído.

Para solucionar esse impasse, os géis refrescantes são ótimas opções que permitem que você dê aquele up no rosto.

Esperamos que tenha gostado de nossas dicas e que passe a adotar todos esses cuidados com sua pele o quanto antes e deixá-la ainda mais linda.

Sabemos que são tantos afazeres no cotidiano que, às vezes, nos esquecemos de nos cuidar, mas se trata de um processo muito importante para o nosso bem-estar.

E aproveitando que o tema de hoje foi cuidados com o rosto, dê uma olhada em nosso post com dicas de penteados para rosto e encontre o corte perfeito para seu tipo de face, temos certeza de que você vai adorar a leitura.

Até a próxima!

Avalie este post

Deixe um comentário