Terceira peça: entenda o que é, tipos e como usar no look

terceira-peca-entenda-o-que-e-tipos-e-como-usar-no-look-photo-4 Info

Vez ou outra, nos deparamos com um look que acabou ficando com um visual muito simplista e básico. Em algumas ocasiões isso até pode ser bom, mas, na maioria das vezes, um detalhe que valorize o look é bem-vindo, não concorda?

Para isso, é importante trabalhar as famosas peças coringa – aquelas que combinam com tudo e deixam seu visu mais elaborado para ir a qualquer lugar entregando mais charme, confiança e personalidade.

Se você quer repaginar seus lookinhos com peças que você já possui, neste post iremos te contar todos os segredos da terceira peça e como ela pode te ajudar a compor visuais mais trabalhados. Continue sua leitura e entenda!

O que é a terceira peça?

As terceiras peças são aquelas que usamos acima das roupas convencionais do dia a dia. Também conhecidas como peças de sobreposição, elas são capazes de deixar você mais elegante e estilosa.

A grande sacada da terceira peça é que ela consegue transformar um look mais básico da água para o vinho. Um verdadeiro milagre no mundo da moda!

No entanto, é preciso que você saiba compor e harmonizar o uso de cada peça para não errar na escolha e acabar com o propósito inicial da terceira peça.

Quais são os tipos de terceira peça existentes?

Quando pensamos em peças de sobreposição, vários exemplos podem passar pela nossa cabeça, até porque esse não é um conceito inédito. Muitas de nós nos vestíamos assim anos atrás sem nem imaginar que viraria tendência de novo!

Veja quais são as principais roupas que podem ser usadas como terceira peça:

  • Casacos;
  • Casaquetos;
  • Blazers;
  • Cardigãs;
  • Coletes;
  • Cachecóis;
  • Echarpes;
  • Kimonos;
  • e muito mais.

As roupas que se encaixam na definição de terceira peça são aquelas mais voltadas para dias mais frios em que há a necessidade de vestir camadas a mais para se aquecer.

Já ouviu falar que no frio as pessoas ficam mais estilosas e elegantes? Pois bem, agora você sabe porquê.

Mas não pense que a terceira peça só é bem-vinda no outono ou inverno, viu? Ela também cabe muito bem em dias mais quentes, basta que você se atente à escolha de opções com tecidos mais frescos e confortáveis para não passar calor.

Como usar a terceira peça?

É um processo bem simples que envolve duas regras principais, veja:

Siga uma hierarquia das peças

Se estamos querendo trabalhar uma terceira peça, consequentemente já trabalhamos uma primeira e uma segunda peça, certo? Aí é que está! Uma terceira peça pode ser primordial para um look bem trabalhado, mas e quanto às outras usadas por baixo?

Com elas, é preciso seguir uma hierarquia de peças, pensando em cada uma de forma individual e ainda imaginando se resultado da sua combinação vai dar certo na hora de produzir o look.

A primeira peça é sempre a que é usada na parte de cima, enquanto a segunda é a peça que usamos na parte de baixo. Ambas podem ser complementares ou opostas, pois é sempre a terceira peça que irá harmonizar o look.

Defina as cores e tonalidades exatas para o look

Uma cor ou tonalidade bem trabalhada é essencial para qualquer look, certo? E é claro que na regra da terceira peça não seria diferente.

As possibilidades são infinitas: uma produção mais neutra com uma terceira peça em cores, um visual todo colorido ao estilo color block ou um todo neutro. Aqui, você pode usar sua criatividade e bom gosto para se expressar.

Mesmo assim, é preciso ter em mente uma paleta de cores bem definida, usando cores análogas ou complementares para conseguir um resultado perfeito.

Leia também: Look Monocromático: 6 dicas para aderir a tendência

Quais são as melhores terceiras peças?

Depois de conhecer um pouquinho mais sobre a terceira peça, imaginamos que você esteja curiosa para visualizar e se inspirar, não é? E por isso, trouxemos abaixo algumas sugestões para você. Confira:

Blazer

Se você está em busca de uma combinação de terceira peça ideal para ir ao trabalho, usar um blazer é a melhor escolha. É o lookinho ideal para você trabalhar com estilo e elegância.

Mas não se engane pensando que os blazers se encaixam apenas em ambientes formais e profissionais, em épocas anteriores pode até ser que sim, mas atualmente a história é completamente diferente.

Seja para usar no shopping, em parques ou em qualquer outro passeio casual, os blazer são super bem-vindos! Caso queira, arregace as mangas da peça para ficar com um ar ainda mais despojado no visu.

Leia também: Diferentes ideias de looks com blazer colorido

Colete

Os coletes também são clássicos usados como terceira peça que não desapontam quando a ideia é harmonizar o look e te aquecer em dias mais frios.

O que mais nos chama a atenção quanto aos coletes é que eles são muito versáteis quanto aos tecidos em que são feitos e quanto aos ambientes em que eles podem ser usados.

Em nossa opinião, eles são os verdadeiros coringas do guarda-roupa feminino. Aposte neles sem medo e, sem sombra de dúvidas, você terá um visual impecável.

Em dias mais quentes, você também pode apostar em um modelo feito em tecidos leves, como tricô fino ou linho para garantir um visual mais trabalhado na terceira peça independente da temperatura.

Kimono

O kimono é uma super elegante, leve e confortável que vem da cultura japonesa diretamente para o mundo da moda ocidental. E ele pode ser muito bem aproveitado quando usado como terceira peça.

É possível encontrar kimonos em acabamentos coloridos e estampados ou mesmo em cores neutras e sólidas, cabendo a você equilibrá-lo com o restante do look.

No uso do dia a dia, o kimono cai super bem com uma calça jeans e uma camisa em tons neutros. Só de pensar, já visualizamos uma produção bem confortável, não concorda?

Leia também: Como usar kimono? 6 formas de incluir a peça no dia a dia

Cachecol

O cachecol é uma peça comumente utilizada no inverno e esporadicamente no outono, certo?

É o acessório chave quando se trata de se manter mais aquecido nessas temporadas, cabendo a nós aproveitá-lo para criar os melhores lookinhos.

Além das dicas de cores que mencionamos acima, você também pode aproveitar os modelos variados de cachecol. Assim, você terá um para cada look da semana.

E não é só isso: caso você queira repetir seu uso em alguns looks, você pode mudar a maneira de posicioná-lo. Seja com volta única, volta dupla, trançado ou poncho, dá para criar vários visuais com apenas um cachecol. Aproveite isso!

Como vimos, as terceiras peças são ideais para quando você quer sair da mesmice e não sabe em que apostar, Aliás, agora você sabe!

É importante ressaltar que sapatos e acessórios não são considerados como terceiras peças, viu? Isso porque eles já são essenciais nos looks cotidianos – assim como as peças primárias.

O que você achou deste conteúdo? Esperamos que tenha gostado e que sua leitura tenha sido enriquecedora e divertida. Que tal aproveitar para ler também nosso post sobre estilo casual feminino e ver algumas ideias para aderir? Temos certeza que você vai amar!

Agradecemos por ter lido até aqui e esperamos por você em nossos próximos posts!

Rate article
Add a comment