Já é fato que a forma com a qual nos apresentamos fisicamente é tão importante quanto as nossas experiências profissionais. De nada adianta um currículo elaborado se o visual for totalmente contra os valores da empresa!

Com isso em mente, nós, do Blog da Almaria Plus Size, separamos algumas dicas infalíveis que vão te fornecer bons entendimentos sobre como se vestir nessa ocasião tão importante.

Quer ver como causar uma primeira impressão adequada e dar aquela impulsionada nas chances de conquistar a vaga? Acompanhe o post e veja as informações!

1. Não desvie o foco da entrevista

Esse é o momento em que principalmente as suas habilidades e competências são analisadas, então não é bom transmitir uma exposição muito forte com roupas ultra coloridas, barulhentas ou chamativas que desviam a atenção do entrevistador. O mesmo vale para a maquiagem e para os acessórios! Tome cuidado com esses pontos e veja quais causam uma boa impressão abaixo:

O que evitar

  • Roupas curtas e muito informais;
  • Sapato muito alto;
  • Cores fortes;
  • Estampas marcantes;
  • Decotes acentuados;
  • Acessórios em demasia;
  • Maquiagem forte.

O que recomendamos

  • Modelagens clássicas e sem erro (calça de alfaiataria, camisa social, saia lápis);
  • Cores suaves e neutras (branco, preto, cinza, bege, azul marinho);
  • Calçados de cor escura com salto baixo ou médio;
  • Maquiagem leve.

2. Conheça o estilo da empresa

Uma dica muito boa para isso é se familiarizar com as pessoas que já trabalham na empresa. Procure funcionários que estão no cargo que está buscando no Insta, Facebook ou LinkedIn e veja quais os seus looks de trabalho: você pode se surpreender!

Cada vez mais os ambientes profissionais estão aderindo a um caráter mais informal, então não necessariamente o dress code executivo é um requisito. Há empresas descoladas, clássicas, modernas e assim vai: isso depende da natureza do negócio, do perfil dos gestores e do estilo de gestão.

Não precisa ter medo ou ser intimidada por empresas de grande porte. Se você quer entrar numa vaga em que todos usam jeans, vá à entrevista usando jeans. Veja as peças Plus Size que mais combinam com os possíveis estilos de uma empresa:

Estilo formal

  • Terno com gravata ou tailleur executivo (casaco e uma saia ou calça);
  • Camisa social e calça de alfaiataria com bom caimento;
  • Blusa com saia de comprimento mídi;
  • Vestido mídi com uma cor sóbria;
  • Scarpin (não precisa ser alto, pode ser baixo ou médio).

Estilo descolado

Estilo casual

  • Vestidos de comprimento mídi;
  • T-shirts e blusas coloridas e divertidas;
  • Calça jeans, pantalona, alfaiataria ou jogger;
  • Tênis, sapatilha, mule, bota, entre outros.

3. Mantenha-se fiel ao seu estilo pessoal

Nas entrevistas de emprego, é comum recorrer a peças de roupa que passam longe do nosso estilo pessoal para tentar causar uma boa impressão – quem nunca teve que pedir um blazer formal emprestado às pressas?

Mas o que costuma ser esquecido é que as roupas são ferramentas de comunicação valiosíssimas. Para que usar uma peça como essa se a sua personalidade é leve, engraçada e calorosa e o seu estilo bem romântico e feminino, por exemplo? Ah, e caso ainda não tenha identificado o seu, temos um post sobre os 7 estilos universais que é uma ótima ferramenta para isso.

Bom, esse perrengue não precisa mais se repetir, pois já é comprovado que essa não é a melhor alternativa. O fato é que não devemos pensar em passar qualquer boa imagem padrão, e sim a nossa própria.

Pense assim: você deve atuar como um vendedor de si mesmo, valorizando suas características mas sem vender uma imagem incoerente. Para isso, escolha uma roupa que combine com a sua personalidade e te dê segurança na hora de se apresentar.

Além de mostrar como você realmente é e se expressa socialmente, isso faz com que você se sinta mais bonita e, consequentemente, mais autoconfiante em suas habilidades.

4. Não deixe o básico de lado

Não é demais reforçar, né? O básico de higiene e cuidado pessoal deve estar em ordem para a entrevista de emprego, pois esses pontos também são analisados – o corte de cabelo, a limpeza das unhas, o estado das roupas, o hálito e os sapatos são importantíssimos para indicar como realmente somos.

Mesmo que esteja se saindo super bem na apresentação de suas habilidades, os olhares externos sempre são atraídos para aquele botão que está faltando ou para aquela mancha na camisa, o que pode ser usado como critério de desempate entre um candidato e outro.

Boa higiene, cuidado pessoal e asseio são traços de personalidade que todo mundo valoriza e não custa nada caprichar bem na preparação desses quesitos para a entrevista. Não deixe de dar aquela última conferida no espelho antes de sair e vá com a segurança de que será capaz de demonstrar uma boa responsabilidade individual.

5. A disposição e alto astral também contam

Você identificou o estilo da empresa, encontrou uma roupa que se adequa tanto a ele quanto as suas preferências e checou os detalhes no espelho. Ótimo! Por último, recomendamos dedicar um momento para conferir como está o seu estado mental indo para a entrevista de emprego.

De nada adianta ter passado tanto tempo escolhendo um bom look se o seu entusiasmo estiver abalado, não acha? Tente ao máximo controlar a ansiedade, pensar positivo, ser confiante e demonstrar uma boa disposição. O sorriso é o melhor acessório que podemos usar!

Outros posts que você pode gostar: